10 passos para melhorar a qualidade em sua empresa

Em uma empresa a qualidade que você oferece esta diretamente ligado ao valor que você entrega em produto ou serviço, por isso é dever de todo empresário ter foco na qualidade que sua empresa esta entregando. Assim separamos 10 passos para que você possa avaliar e melhorar a qualidade da sua empresa. 

Para quem já estudou um pouco sobre a vida de Steve Jobs sabe o quando ele era inovador e esteva a frente de seu tempo, mas ele era aficionado pela qualidade de seus produtos e isso, julgo eu, ser o um dos principais motivos da Apple ter se tornado a maior empresa do mundo.

Você ter foco na qualidade em sua empresa pode e com toda a certeza se tornará um grande diferencial, pois estamos acostumados a receber um produto/serviço/atendimento de qualidade mediana e quando vamos em um lugar onde temos atenção, bons padrões toda nossa percepção muda. 

Mais da metade das empresas que fecham,  por não conseguirem entregar uma qualidade decente para o seu cliente, por isso quando falamos em qualidade é algo que pode trazer a sobrevivência da sua empresa.

Caso você esteja lendo este texto sem antes ler o texto Gestão de Qualidade em pequenos negócios, clique nele e leia, pois ele tem muitas informações que te ajudará ainda mais a entender como se faz a gestão de qualidade em seu negócio.

A gestão de qualidade é uma estratégia de gerenciamento no qual envolve a empresa inteira e todos os seus departamentos, em busca de sempre melhorar a qualidade em tudo, visto que todos os processos acabam por serem perceptíveis em seu produto/serviço, se não no valor agregado, no atendimento, ou em algum outro contato empresa/cliente.

Antes de você iniciar os passos a seguir deve-se lembrar em ter um planejamento da sua empresa para saber onde você quer chegar, por isso recomendamos que você leia o texto 5 Passos para ter um planejamento perfeito.

Vejamos agora os passos para melhorar a qualidade em sua empresa:

  1. Fique atento a origem de sua matéria prima – O material que você usar para produzir o seu produto é totalmente responsável pelo seu produto final, lembrando também que a utilização de fornecedores que tenham um apelo pela sustentabilidade traz uma boa imagem para a sua empresa;
  2. Seja o exemplo dentro da sua empresa –  Liderança pelo exemplo é uma das formas de melhor engajar o seu colaborador a estar preocupado com a qualidade, não adianta pedir que seu colaborador deixe tudo limpo se você não não faz isso. O exemplo tem que vim de cima;
  3. Envolva as pessoas para a qualidade –  Todo os seus colaboradores tem que entender que eles fazem parte de um processo e que todos eles tem responsabilidade sobre a qualidade na empresa, se isso não acontecer a qualidade esperada não será alcançada;
  4. Treine seus funcionários – Treinamento e conhecimento nunca é demais, sempre que possa treine para que eles saibam melhorar suas técnicas e adotem posturas bem definidas;
  5. Faça pesquisas de satisfação com o cliente –  Como citamos á cima o texto  Gestão de Qualidade em pequenos negócios, nele falamos sobre o PDCA que trás o funcionamento dos próximos passos. A melhor forma de você saber se esta acertando é perguntando para o seu cliente se esta acertando, o feedback da principal pessoa que importa para sua empresa é essencial para sua existência, assim sempre pergunte para o seu cliente o que ele achou do produto/serviço e onde pode ser melhorado 
  6. Acompanhe medindo – Seguindo ainda o que foi falado no tópico anterior, apos você ter em mãos os dados de feedback faça planilhas e tire informações dos feedbacks. Quando falamos em medir também é focar em tirar métricas de tudo que pode ser medido, e sempre ter as “chamadas” KPI, que são métricas que orientam o seu negócio. Com as métricas, você pode utilizar da Curva ABC para pode tomar decisões, caso você não saiba o que é Curva ABC recomendo você ler este texto: Conheça a curva ABC
  7. Corrija Falhas – O ultimo passo do PDCA é a ação, é aonde você coloca em pratica tudo o que foi aprendido no clico para poder ter um resultado(feedback), neste passo é onde você corrige as falhas e coloca para funcionar sem elas. Resolver falhas é algo de extrema urgência, por isso não deixe pra depois. 
  8. Quanto melhor sua qualidade, melhor o seu preço A qualidade esta diretamente vinculada ao busco-benefício do seu produto, assim quando mais qualidade mais você poderá comprar pelo seu produto e o seu cliente ainda continuará a ver valor e motivo para pagar o preço que você esta pedindo. É aquela frase que sempre ouvimos de alguns empresários “Eu falei o meu preço e ele foi no concorrente que é mais barato, mas depois teve que vir aqui para eu concertar o que o meu concorrente fez de errado”
  9. Melhorar sempre – Sempre estar focado em melhorar pois isso é algo continuo se você parar a qualidade vai cair. É uma eterna manutenção que deverá ser feita.
  10. Certifique seus produtos e/ou serviços – Ter um certificado é sempre bom. por isso quando tiver a oportunidade de se certificar no ISO 9000 faça, pois isso garante a qualidade que você esta vendendo.

Você ter a sua empresa sob o seu controle de maneira que consiga observar tudo é uma tarefa muito difícil, para isso nós falamos sobre as métricas pois é assim que você pode visualizar os resultados por meio de números e gráficos. E para facilitar isso recomendamos o uso de um sistema de gestão que consiga te entregar as informações que você realmente precisa. 

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