5 passos para ter um planejamento perfeito

Chegando o final do ano, já estamos pensando em oque vai acontecer no próximo ano e quais serão os nossos objetivos, assim vamos neste texto te ajudar, com 5 passos, a criar uma planejamento e deixar o seu ano mais tranquilo.

O ano de 2018 vem com muitas novidades, como as alterações do Simples Nacional (Veja mais em: Saiba oque vai melhorar para o MEI em 2018.) e também com as novas regras do CGSN (Veja mais em: Novas normas para o MEI aprovadas pelo Comitê Gestor do Simples Nacional), e para aproveitar estas mudanças e não ter surpresas ruins é bom se planejar.

Com um planejamento bem realizado e com um acompanhamento bem certinho a visualização das necessidades da empresa se tornam fáceis de serem vistas, assim a decisões como a de se tomar um empréstimo fica mais fácil de ser tomada ou então já pensado anteriormente, dando a possibilidade de buscar um banco com os melhores prazos e taxas mais baixas. Assim para se ter um planejamento que possa te ajudar na sua jornada fizemos 5 passos fáceis.

1° Passo:

Para iniciar um bom planejamento, que é o planejamento que realmente pode ser executado, devemos analisar como podemos chegar aonde queremos. Por isso saber aonde a empresa está é essencial para saber aonde vamos chegar, assim o primeiro passo é definir o objetivo a longo prazo para a sua empresa, imagine como você gostaria que ela esteja daqui 10 anos, como já falamos na postagem “16 Leis que TODAS as pessoas de sucesso seguem“, nós temos que definir para aonde queremos ir, para que qualquer lugar não seja destino.

 

2° Passo:

Definido o nosso objetivo a longo prazo devemos analisar o ano passado para fazer uma avaliação e estudar oque foi feito de errado e oque foi feito de certo, se tiver metas, veja se foram batidas e quais foram, como foi o desempenho dos seus funcionários e aonde podem melhorar. Este balanço nos permite corrigir a rota para aonde queremos ir, a realização de um feedback é interessante que não seja feito somente a cada ano, mas sim em curtos períodos, para que possa se corrigir rapidamente e que se houve uma tomada de rumo errada, não se torne algo impossível de se corrigir.Para facilitar neste passo é interessante você ter um fluxo de caixa bem organizado e estruturado, para que as informações não estejam perdidas e bagunçadas, e também um controle de vendas e dos seus clientes.

 

3° Passo:

Agora utilizando do histórico do ano anterior e de um bom estudo de mercado futuro, projete os gastos fixos do próximo ano, separando todos por mês, isso pode ser feito em uma planilha do excel. Nesta planilha já se tem o gasto provisionado do próximo ano e com isso já se consegue medir o ponto de equilíbrio e assim projetar uma meta básica de vendas.

 

4° Passo:

Já temos planejado como ficar estável no próximo ano, agora vamos começar a pensar em crescer e como fazer isso, pegue o calendário e observe as datas, observe as datas comemorativas, as épocas que você mais vende, as épocas que menos vende, projete  as metas de venda pensando nisto, também ajuste as suas despesas para que se adéquem melhor ao período e não destrua o seu caixa. E  com estas datas já pensamos em como vamos trabalhar as propagandas e promoções, com isso o seu custo também.

 

5° Passo:

Agora com as vendas projetadas e com os gastos projetados, basta converter em metas de vendas e metas de despesas e acompanhar durante o ano. O seu planejamento esta pronto.

 

 

Agora imagine se algo fizesse todo este trabalho por você, de uma maneira automatizada e simples, desde o balanço e fechamento anual até a previsão e geração de metas para você. Sim esta solução já existe, o GestorIdeal, com ele todos estes 5 Passos se resume em apenas um, utilizar da ferramenta.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.