fbpx

GestorIdeal

6 Dicas para participar de uma licitação

Quando começamos a participar de licitações, ficamos um pouco perdidos e sem saber o que fazer, portanto, separamos 6 dicas que irão te ajudar.

Primeiramente, recomendamos a leitura do artigo Afinal de contas, como vender para o Governo? e o Como saber se devo participar de uma licitação, para melhor entendimento do texto abaixo.

Participar de uma licitação não é um bicho de sete cabeças, mas é necessário ter atenção em alguns pontos, vamos às dicas:

Conheças as oportunidades

Todos os dias são publicados editais em diferentes prefeituras e órgãos públicos, é importante estar sempre de olho nos editais do seu interesse. Para isso, é de grande valia que tenha o cadastro de fornecedor nas entidades às quais deseja vender. Uma grande dica é acompanhar os sites especializados na busca e divulgação de licitações, como o Licita Já.

Tenha cadastro nos portais eletrônicos de compras:

Uma forma de ficar sabendo da abertura e andamento dos processos de licitação é pelos portais governamentais de compras. Segue uma lista com os principais portais de compras:

ComprasNet http://www.comprasnet.gov.br/
Banco do brasil http://www.licitacoes-e.com.br
CNM http://www.cidadecompras.com.br
Caixa http://www.caixa.gov.br/compras_caixa/index.asp
Estaduais:
 Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
http://www.compras.al.gov.br/
http://www.compras.ap.gov.br/
http://www.e-compras.am.gov.br/publico/
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
http://www.comprasnet.ba.gov.br/
http://www.portalcompras.ce.gov.br/
http://www.compras.df.gov.br
http://www.compras.es.gov.br/
http://www.comprasnet.go.gov.br/
http://www.ma.gov.br/
http://www.mt.gov.br/
Mato Grosso do Sul http://www.centraldecompras.ms.gov.br/
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
http://www.compras.mg.gov.br/
http://www.compraspara.pa.gov.br/site/
http://www.centraldecompras.pb.gov.br/
http://www.comprasparana.pr.gov.br/
http://www.compras.pe.gov.br/
http://licitacao.administracao.pi.gov.br/
http://www.compras.rj.gov.br
Rio Grande do Norte http://www.compras.rn.gov.br/
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
http://www.compras.rs.gov.br/coe/Principal.do
http://www.supel.ro.gov.br/
http://www.cpl.rr.gov.br/
Santa Catarina
São Paulo
http://www.portaldecompras.sc.gov.br/
http://www.bec.sp.gov.br/Publico/Aspx/Home.aspx
http://www.pregao.sp.gov.br
Sergipe http://www.comprasnet.se.gov.br/
Tocantins http://www.compras.to.gov.br

Leia e releia o Edital

A lei da licitação é o edital, ele é o principal documento e norteia todo o processo licitatório. Nele encontramos todas as especificações dos itens, as regras de transações, prazos e datas, os documentos que são necessários, forma e condições do pagamento. Portanto, fique atento à tudo que está escrito nele. Editais são sempre diferentes, em uma licitação pode-se pedir um documento e em outra não. Fique atento!

Alguns elementos devem ser lidos com mais atenção como data e horário do protocolo e abertura, objeto da licitação, documentação do credenciamento e habilitação, prazos para recursos e os valores máximos. Caso tenha dúvidas sobre o edital, entre em contato com o departamento de licitações da entidade e pergunte. Uma dica sobre essas perguntas é fazê-las via e-mail ou de uma forma que possa ser arquivado o que foi respondido, isso pode ser usado em um possível recurso.

Fique atendo à formulação da proposta e nos vencimentos dos documentos e certidões

Quando for montar o envelope de habilitação (envelope onde irão documentos da empresa), e os documentos de credenciamento (documentos que permitem dar lance durante a licitação) fique atento se você assinou todos, se as datas de validade estão em dia e, principalmente, se não está esquecendo de nenhum documento ou autenticação.

Se for MPE e sua documentação estiver com alguma irregularidade, você tem direito a prazo de até 5 dias úteis, prorrogável por mais 5 (sendo da vontade do pregoeiro) para regularizar a documentação:

  • Pagar ou parcelar o débito.
  • Apresentar as certidões negativas ou positivas com efeito de negativo.

Caso não cumpra o prazo para regularizar, irá perder o direito de ser contratada e sofrerá sanções conforme o artigo 81 da Lei n° 8.666/1993.

Na proposta, fique atento aos itens de cotação obrigatória e nos valores máximos, um item não cotado ou o item cotado com o valor acima do permitido no edital, pode fazer com que você seja desclassificado do lote completo ou da licitação completa. Também na formulação da proposta, verifique se o preço que você está colocando é compatível com a realidade da sua empresa, como já vimos no artigo Como formar o meu preço de venda de uma maneira que não tenha prejuízo?. Uma dica sobre a formulação da proposta é investigar a quantidade de concorrentes que irão participar, ligue na instituição e pergunte quantos retirarão o edital, converse com os seus concorrentes. Assim, você terá noção do preço que poderá trabalhar na proposta. Algumas empresas trabalham com duas propostas, uma com o valor alto e outra com o valor baixo, para poder escolher na hora qual proposta irá submeter, porém, isso não é algo legal de se fazer.Pontualidade

Simples e diretos, não são aceitos envelopes protocolados ou entregues depois do horário designado no edital. Sempre chegue meia hora antes do horário de protocolo, para garantir que irá participar. Use este tempo que você chegou antes para conhecer e conversar com os seus concorrentes, é bom saber quais são os fornecedores deles, onde mais eles irão participar e demais informações importantes.

Fique atento! Cartel e suborno são crimes! Caso alguém vá até você com conversa duvidosa, de combinar preço, proposta ou querendo te pagar suborno, recuse! Avise alguma autoridade.


Pegue todas as informações possíveis sobre a instituição e seus concorrentes

Assim como foi falado no tópico anterior, pegue as informações que puder sobre os seus concorrentes, descubra quais são os seus fornecedores, onde eles estão vendendo e demais dados que julgar importante. Com estas informações você poderá negociar com seus fornecedores ou até trocar de fornecedor para poder melhorar o seu preço. Sempre ao final da licitação, peça além da ata, o mapa da licitação, onde consta o ganhador, o item e qual a marca que ele cotou.
Se você venceu na licitação, pegue todas informações do setor de compras (o setor que licita é diferente do setor que compra) para poder já iniciar um bom relacionamento, com isso você pode planejar melhor a sua empresa. Além de que, com esse vínculo, nas próximas licitações você será sempre convidado. Uma dica sobre como ter um bom relacionamento é dando desconto (quando puder) nos itens que você venceu, os pregoeiros adoram isso!

Use do empate ficto

Se você for MPE, fique esperto para usar o empate ficto, que consiste em considerar empate a disputa entre uma proposta de uma MPE com o valor 10% (ou 5% para pregão) acima de uma proposta de uma grande empresa, dando, assim, o direito de efetuar outra oferta mais baixa. Portanto, no mesmo modo, se você não for uma MPE, fique esperto em dar lances com uma diferença superior a 10%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top