Como abrir uma conta corrente sendo MEI?

Ter uma conta corrente é fundamental para podermos controlar nossas finanças, uma conta cria um vinculo com a instituição financeira e assim facilita na hora de se captar crédito, além também de ser necessária para acertar  outras formas de pagamento além do dinheiro. Mas muitas vezes o Micro Empreendedor tem dificuldades para abrir uma conta, assim decidimos escrever este artigo para te ajudar.

Quando começamos a ter uma certa movimentação financeira, começa aparecer a necessidade de se ter uma conta corrente e logo vem a dúvida, “Eu preciso abrir uma conta para meu CNPJ ou posso utilizar minha conta pessoal?”. É permitido a movimentação da sua conta pessoal, no qual iremos chamar de conta pessoa física (PF), desde que você seja o titular da conta, porém a receita federal não recomenda este tipo de movimentação, pois em uma possível auditoria poderá causar confusões e você ter que pagar pelo o que não é da empresa ou vice e versa.
Outro motivo de não se utilizar da conta PF para isso é a utilização das formas de pagamento virtuais, como cartões, pois as empresas que prestam este tipo de serviço somente deposita o dinheiro em contas com o mesmo CPF ou CNPJ cadastrado na empresa, assim se você cadastrou o seu CNPJ na empresa de recebimento e utiliza a conta PF, não conseguirá transferir seu dinheiro para sua conta corrente. Caso queira saber mais sobre recebimentos com cartão temos uma postagem especial para você  – Vendas por cartão! Como elas melhoram seu negócio.
E também como aconselhamos nas postagens sobre fluxo de caixa e saúde financeira da empresa, NUNCA deve-se misturar dinheiro da empresa com dinheiro pessoal. Se você estiver passando por dificuldades dê uma lida nesta postagem, ela pode te ajudar! – 6 Dicas para você evitar a falência de de seu negócio.

Como abrir uma conta corrente:

Para abrir uma conta é bem simples, mas primeiro se informe bem e levante todos os seus documentos e direitos, pois nem todos os funcionários dos bancos tem a espertise e boa vontade para abrir uma conta para MEI. Veja a relação dos documentos necessários para a abertura:

  • Certificado de Condição de Micro Empreendedor Individual, que pode ser tirado neste link: Certificado MEI
  • Comprovante de endereço em nome do Empreendedor, como água, luz, telefone e etc…
  • Documento de identificação com foto, como CNH, RG, Passaporte, Carteira de Trabalho e etc…
  • CPF;
  • Comprovante de renda, no qual pode ser a tua declaração do DASN (Aquela declaração que é entregue todo ano), ou imposto de renda, declaração do seu contador com a projeção de lucro… para saber como declara a renda de forma efetiva, busque o seu banco. Mas fique atendo com a declaração de renda pois pode interferir no seu imposto de renda da pessoa física e também no seu MEI.
  • Ficha de Cadastro, será fornecida pela instituição;
  • Certidão negativa, caso você tenha inscrição estadual (Quando você vende algum produto), use este link Receita Estadual do Paraná(caso resida no estado do Paraná, para os demais casos procure a Receita Estadual de seu respectivo estado) e o da Receita Federal para todos os MEIs, use este link Receita Federal
  • Cópia da DASN entregue no ano anterior, caso o CNPJ ter mais de 1 ano.

Nenhuma instituição bancária é obrigado a abrir uma conta corrente para ninguém, assim ele pode recusar a abrir a conta, coisa que normalmente não acontece, mas se acontecer faça uma reclamação no SAC e na Ouvidoria do banco, também utilize de sites como www.consumidor.gov.br e reclameaqui para registrar a reclamação.

Uma boa dica para quem vai usar conta corrente, é não deixar o dinheiro na conta corrente, mas sempre que puder na poupança ou então em outra conta de investimento, pois além de quando ocorrer algum problema a sua conta corrente ser a primeira coisa a ser bloqueada, ela só traz dinheiro para o banco e não para você, já se você manter o seu dinheiro em uma conta de investimento, podendo ser a poupança mesmo, ele te renderá um juros que poderá te dar lucro ou ao menos empatar com as tarifas que você paga ao banco. Mas para operações deste tipo é essencial um belo controle financeiro, com seu fluxo de caixa bem controlado e planejado, pois se não o juros que iria ser pago a você irá se perder. Para te ajudar com fluxo de caixa, planejamento e outras organizações o uso de um sistema de gestão é impressível, pois com ele as informações ficam ao seu alcance e fácil de visualizar.

Com isso o GestorIdeal vem para te ajudar, clique aqui e conheça mais sobre os nosso planos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.