Como cobrar um cliente sem perdê-lo

Um dos grandes problemas que todos que tem um negócio enfrente é a inadimplência, muitas das vezes saímos como chatos na hora de cobrar alguém, principalmente quando este alguém é amigo ou parente. Pensando neste problemas resolvemos escrever um pouco sobre e te ajudar.

Quando cedemos algum crédito para um cliente é afim de poder transforma-lo em um cliente fiel e que sempre estará comprando de nós, porem quando fazemos isso temos que nos atentar ao nosso caixa e principalmente como estou usando do meu Capital de Giro – Caso queira saber mais sobre funciona o Capital de Giro: Capital de Giro, o que é e como calcular?, quando você não controla os crediários da sua empresa pode corre o gigantesco risco de fechar o seu negócio, logo vem aquela famosa frase que escutamos de vários empresários: “A situação ta difícil estou sem dinheiro para pagar as contas mas tenho mais de XX reais para receber e o pessoal não vem pagar”.

Nós já falamos sobre inadimplência na postagem Como evitar a inadimplência e fazer o seu caixa crescer, onde demos várias dicas de como evitar de levar algum calote, mas e quando já cedemos o crédito ou quando o negócio exige que você dê trabalhe com prazos e formas de pagamentos diversificadas, como podemos fazer?

Primeiramente tenha em mente que no momento da venda foi firmado um acordo no qual você esta vendendo o seu produto/serviço em troca de pagamento, assim não tenha medo de rejeição ou de alguma agressividade da pessoa que esta sendo cobrada, e que isso não possa ser um impeditivo para a cobrança.

Quando vamos cobrar de um cliente que esta atrasado com você, ele se sente como se estivesse sendo tratado como uma pessoa infiel, que você não esta confiando nele e eis que surge a chateação, que vai aumentando conforme o cobrador vá sendo mais chato ou conforme vai agindo sem saber lidar com a situação, engrossando o modo de tratamento.

Lembre-se que a pessoa no qual deve para você também é humano, e que em sua maioria não está agindo de má fé e que também pode passar por dificuldades e momentos ruins em sua vida, as vezes uma boa compreensão e uma boa conversa já irá resolver a situação.

Em vários casos é assim que se perde o cliente, e junto com ele mais alguns clientes, pois ele com toda a certeza irá espalhar para todos a experiência desagradável que teve com o cobrador, que você/seu cobrador é insensível e além do cliente você também pode perder de receber o valor do débito.

E como evitar isso:

Antes do dia do vencimento entre em contato com o seu cliente pelo menos 2 vezes, na primeira, cerca de uns 15 dias antes do vencimento, pergunte como está o produto, se ele esta gostando e qual é o seu feedback, este é o momento de sentir se o cliente esta conquistado e se o produto esta atendendo as expectativas. Na segunda vez, cerca de 6 a 3 dias antes do vencimento, entre em contato novamente solicitando outro feedback, isso fará com que o cliente lembre-se de você e não tenha a desculpa de que esqueceu de você e da dívida, isso também trará aquele sentimento de que você se importa com ele assim gerando culpa caso ele venha a falhar no dia do vencimento.

Chegou o dia do vencimento e o cliente não te pagou:

Após 2 ou 3 dias após o vencimento, entre em contato com o cliente seguindo este exemplo, que com certeza funcionará para bons clientes:

“Ola, como está? Então, estou entrando em contato pois acredito que você tenha esquecido que a data de vencimento da compra foi dia tal. Não tem problema tá bem?! Só estou passando para te lembrar e ver qual o dia eu posso passar ai receber, ou o dia que você poderá vim até aqui.”

Seguindo mais ou menos isso e principalmente não sendo rude a cliente não se sentirá mal e você também não se passará por cruel.

Mas se mesmo assim não te pagarem?

Assim você deverá entrar em contato direto, enviando o cobrado ou indo você mesmo até a residência da pessoa para ser mais efetivo. Mas vá em busca de solução e não de confusão, pois lembre-se que todos os envolvidos desejam o fim da dívida.

Se o cliente não pagar, pense bem antes de adotar alguma medida legal, pois muitas das vezes é melhor perder o cliente e o produto do que criar vários problemas maiores com a pessoa e até com a família, tente evitar processos judicias e cuidado com ameaças.

Para evitar estes tipos de transtornos algumas medidas podem torna-se processos na sua empresa, como já citado á cima, entrar em contato com o cliente antes das datas de vencimento (mas nunca cobrando). Outras medidas pode ser:

  • Oferecer vantagens para quem pagar em dia

  • Oferecer diferentes formas de pagamento

 

Na hora da cobrança é essencial você ter um controle de quando cada cliente seu deve para você e quando são as datas de vencimentos, e isso quando esta no caderno se torna um labirinto, por isso recomendamos o uso de algum sistema de gestão como o GestorIdeal, que já anota no momento da compra quando o cliente esta te devendo e quando é o vencimento da “notinha” que ele esta fazendo.

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