Como fazer a missão, visão e o valores da minha empresa?

Você sabe qual é a missão da sua empresa? O propósito dela? Qual a visão dela? E os valores que os norteiam? Estas perguntas são fundamentais para você ter um planejamento estratégico infalível e saber qual o real proposito da sua empresa. Veja mais sobre oque é missão, visão e valores e como podem te ajudar a crescer ainda mais.

Toda empresa tem um motivo de existir e quando ela surge ela tem o seu papel no mundo, mudando realidades, trazendo prosperidade e outras benfeitorias que somente o empreendedor consegue trazer. Como já visto em várias outras postagens, como por exemplo na 16 Leis que todas as pessoas de sucesso seguem, onde falamos que temos que nos focar em um objetivo para podermos crescer, assim as empresas definam em uma frase a sua missão, visão e seus valores, que são atributos que vão nortear o seu crescimento, suas decisões e suas atividades.

Quando o empreendedor senta com o seu time e define a missão, visão e os valores da empresa, não são criados apenas para ser colocado em seu plano de negócio, ou porque é bonitinho, estas definições devem representar a identidade organizacional e todos devem saber claramente o propósito, a razão da existência da organização e estar sempre visível a todos para que sejam sempre vistos e lembrado.

Então vamos lá para a definição de cada:

Missão

Quando o empreendedor abre um negócio, se ele foca apenas no lucro e realizações financeiras, ele não irá muito longe, pois o papel de um negócio é mudar o local aonde ela está, e para isso pensamos qual é a missão que a empresa tem? Qual é a missão pessoal que o empreendedor tem?

Um empresa não é definida somente por seu nome ou produto, mas sim pela sua missão que é criada pela sua razão de existir. A missão é um declaração concisa do propósito e das responsabilidades da empresa, então perguntas como “Por que a empresa existe? O que a empresa faz? Para quem?” devem ser respondidas em sua missão.

É importante a missão estar impressa em algum lugar sempre visível para que todos, principalmente os funcionários, possam saber qual é a missão da sua empresa e assim melhorar a compreensão que possam ter da empresa.

Alguns exemplos de missões:

Gestorideal

Trabalhar junto com o pequeno empreendedor para que possamos fazer ele crescer e assim alcançar o seus sonhos.

Coca-Cola

Facebook

Dar às pessoas o poder de criar comunidades e aproximar o mundo.

Magazine Luíza

Ser uma empresa competitiva, inovadora e ousada que visa sempre o bem-estar comum.

 

Visão

A visão é muito confundida com a missão da empresa, mas tem uma grande diferença em sua definição e são juntas se completam para o sucesso da empresa. É ela que motiva todas as ações e projetos da empresa, a visão é uma autoimagem criada para que todos possam buscar sua concretização, ela deve ser clara, curta e objetiva, abrangendo toda a empresa e ser de fácil assimilação para todos, deve ser desafiadora, alcançável, realista, apresentar um propósito nobre, ético e de valor.

Quando se vai realizar um planejamento (veja mais em 5 Passos para ter um planejamento perfeito) a visão é o primeiro passo a ser levada em consideração e vem acompanhada de perguntas que devem ser respondidas para melhorar e objetivar ainda mais, são estas as perguntas: “como a organização se vê a longo prazo?”, “onde a organização pretende estar, quem atender e que tipo de produto oferecer?”, “como a organização deseja ser vista pelos seus clientes?” e “essa visão é possível de ser alcançada?”.

Em si, a visão é a descrição do futuro desejado para a empresa, é o alvo que todos querem acertar.

 

Alguns exemplos de visão:

GestorIdeal

Ser uma empresa reconhecida estadualmente no desenvolvimento de soluções voltada a facilitar a vida do pequeno empreendedor, até 2022.

Coca Cola

Atuar como base para nosso “Roteiro de Atividades” e orientar todos os aspectos de nosso negócio, descrevendo o que devemos conquistar para continuarmos com um crescimento sustentável e de qualidade.

 

Magazine Luíza

Ser o grupo mais inovador do varejo nacional, oferecendo diversas linhas de produtos e serviços para a família brasileira. Estar presente onde, quando e como o cliente desejar, seja em lojas físicas, virtuais ou online. Encantar sempre o cliente com o melhor time do varejo, um atendimento diferenciado e preços competitivos.

Valores

Os valores são os princípios, ou crenças, que servem de guia ético para os comportamentos, atitudes e decisões de todos na empresa. Estes princípios definem as regras básicas para os comportamentos e atitudes  na execução da missão e da visão. Os valores dão suporte e foco da moral e ética da organização.

alguns exemplos de valores:

Coca Cola

INOVAÇÃO; LIDERANÇA; RESPONSABILIDADE; INTEGRIDADE; PAIXÃO; COLABORAÇÃO; DIVERSIDADE; QUALIDADE

Magazine Luíza

Respeito, Desenvolvimento e Reconhecimento; Ética; Simplicidade e Liberdade de Expressão; Inovação e Ousadia; Crença; Regra de Ouro;

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *