Como formar o meu preço de venda de uma maneira que não tenha prejuízo?

Se você apenas compra do seu fornecedor e coloca pra venda com um valor que ACHA que vai lucrar, você esta fadado ao prejuízo. Saiba como compor seu preço de uma maneira correta que te garantirá lucro e um preço competitivo!

A formação de preço feita corretamente faz com que possa ganhar de seus concorrentes e também ter um lucro que realmente é lucro, e não um achismo. Ter um preço com uma composição correta afeta diretamente no teu planejamento como vimos no post 5 passos para ter um planejamento perfeito.

Para conseguirmos compor os preços dos nosso produtos/serviços temos que conhecer e seguir alguns passos, no qual são totalmente facilitados caso você tenha um Fluxo de Caixa bem organizado, onde já tenha projetado todos os seus gastos.

Gastos

Os Gastos são recurso consumidos em um empreendimento, eles abrangem os CUSTOS e as DESPESAS da empresa. Para se manter a saúde da empresa o conhecimento detalhado de cada gasto é essencial, e devemos pensar sobre como eles são feitos, perguntas como “Eu conheço todos os meus gastos?”, “Como está a separação dos meus gastos pessoais e do meu negócio?” e “Eu trato meu dinheiro utilizando da sorte?” não perguntas que devem ser pensadas e analisadas para o bem financeiro do empreendedor e da empresa.

Os Gastos são divididos em dois, os fixos e os variáveis:

Gastos fixos: São os gastos que existem mesmo que não seja comercializado nenhuma unidade de produto ou serviço no período. Ex.: Conta de água, luz, aluguel,software e etc.

Gastos variáveis: São os gastos que somente existem caso ocorra a produção e/ou comercialização de algum produto ou serviço. Ex.: matéria-prima, embalagens e etc.

Caso seu fluxo de caixa esteja desorganizado, não tem um controle dos seus fornecedores, não sabe quanto sai do caixa, pare tudo agora e analise toda a sua empresa, pois para você ter um preço que lhe trará lucro precisa conhecer o que tem que pagar e quanto tem que pagar. E a maneira mais fácil de gerenciar e se organizar é utilizando um sistema de gestão como o GestorIdeal, onde tem todo seus controle financeiro, estoque, previsão de caixa e tudo mais que você precisa para fazer o seu negócio voar! Caso você fique com alguma dúvida sobre custos e despesas recomendamos que você leia Entenda a diferença entre custo e despesa, onde encontrará uma melhor explicação sobre este assunto.

Margem

Imagina se, a cada venda efetuada, você soubesse antes o quanto sobraria para poder pagar os gastos fixos e tirar um lucro para você. Assim a margem vem para atuar, ela é o percentual do preço de venda que você vai tirar para pagar os gastos fixos (incluindo o seu pro-labore).

Entre outras palavras podemos resumir em uma simples conta: VENDA UNITÁRIA – GASTOS FIXOS = MARGEM UNITÁRIA.

Quando entendemos que cada venda deve sobrar algum valor para que possa ajudar a cobrir os gastos fixos, estamos nos referindo ao conceito de Margem de Contribuição.

Além da margem de contribuição nós temos a Margem de Lucro, que é o percentual que você vai ter para poder tirar para si, afinal, quem trabalha de graça é relógio.

Formação de Preço de Venda

*A margem desejada tem que a soma da Margem de Contribuição com a Margem de Lucro.

Vamos seguir os passos para realizar este Calculo:

  1. Somaremos todos os Gastos variáveis UNITÁRIOS expressos por Reais;
  2. Somaremos a margem desejada com os gastos variáveis UNITÁRIOS expressos em porcentagem (%);
  3. Subtrairemos de 100% o valor encontrado no passo 2;
  4. Dividiremos o valor encontrado no passo 1  e o valor encontrado no passo 3;
  5. Multiplicaremos o resultado do passo 4 por 100.

Agora que aprendemos a calcular o preço de venda do nosso produto, poderemos refletir se o valor está adequado ou não á nossa realidade de mercado. Saber se o preço está acima, igual ou abaixo dos seus concorrentes podem te ajudar a estudar um plano de vendas e também, caso, estiver acima analisar os possíveis motivos:

  1. Valores pagos aos fornecedores;
  2. A Margem de lucro desejada;
  3. A quantidade de produto em estoque, no qual pode justificar uma margem menor;
  4. A quantidade de vendas (famoso “ganhar na venda”);
  5. Valores das embalagens usadas;
  6. A percepção que o ciente tem pelos nosso produtos/serviços.

O Conceito Markup

Vimos que a formação de preço é algo simples de se fazer, e agora entenderemos uma ferramenta simples que é utilizada a partir da nossa formação de preço: o conceito Markup.

O Markup nada mais é que um fator de multiplicação que é utilizado para que padronizem os preços de venda, algo que pode ser bom no caso de preços sempre uniformes, mas podem trazer problemas quando temos que negociar descontos com os nossos clientes.

Preço de markup: taxa calculada sobre o custo do produto.

Calculada o markup agora é só multiplicar o valor encontrado com o custo do produto, assim chegamos a um preço final de venda.

A próxima etapa agora é calcular o ponto de equilíbrio da empresa, no qual será explicado em outra postagem, onde verificaremos quanto que precisa-se vender para obter lucro, pois como vimos, a margem de contribuição é uma gota em um pote para que no final forme um potão que dê para pagar todas as contas. O saber o ponto de equilíbrio é essencial para o planejamento da empresa e para a definição de meta de venda.

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