Como saber se eu devo participar de uma Licitação?!

O Sebrae e a CNM trouxeram na Cartilha do Fornecedor 10 perguntas para te ajudar a decidir se compensa participar da licitação e se conseguirá cumprir as regras e prazos. Saiba quais são as perguntas.

Para participar de uma licitação deve-se analisar vários aspectos, como já falamos na postagem –  Afinal de contas, como vender para o Governo?, há várias regras que devem ser seguidas, assim, como toda negociação tem que se analisar o que pretende com ela e se você alcançando o seu objetivo.

Na licitação o descumprimento das regras podem acarretar a um prejuízo significativo para a empresa, como a não entrega dos produtos pode acarretar em multa e embargos, podendo até comprometer o futuro da empresa.

Para isso o Sebrae desenvolveu estas 10 perguntas onde é realizada uma análise dos riscos:

1) Conseguimos fornecer o material/serviço no prazo? Para responder esta pergunta com mais facilidade leia este artigo – Como não tem problemas com o estoque

2) Ao analisar algumas variáveis que não dependem de nós, como sazonalidade,
safra, disponibilidade de matéria prima, etc, perguntamos: Temos condições
de suprir essas restrições com nosso próprio recurso para atendermos ao
pedido, caso sejamos declarados vencedores da licitação?

3) Os custos de transporte, mão-de-obra, impostos, embalagem e outros
indiretos de qualquer natureza estão inclusos nos preço que pretendemos
praticar?

4) Será que nós entendemos exatamente o que teremos de entregar, em que
prazo, em qual local e com que nível de qualidade? Temos condições de
substituir algum produto, ou todos, se eles não forem aceitos pelo comprador?

5) Qual o nosso preço mínimo para esta oferta? O preço mínimo cobre todos os
custos? (Nunca reduza o valor da oferta abaixo do preço mínimo decidido em
conjunto) Para responder esta pergunta com mais certeza, leia este artigo – Como formar o meu preço de venda de uma maneira que não tenha prejuízo?

6) Conseguiremos sobreviver se ocorrer atraso no pagamento? E se este atraso
for maior do que seis meses? Para responder esta pergunta com mais facilidade leia este artigo – O Fluxo de caixa e sua importância para o pequeno empresário

7) Caso venhamos a nos comprometer com essa entrega, ela não vai prejudicar
o dia-a-dia da nossa organização/empresa/produção? 

8) Posso fazer a entrega sem comprometer a matéria-prima dos outros pedidos?

9) O órgão para o qual pretendo fornecer está pagando em dia? Se não está,
atrasa quanto tempo? Alguns dias? Meses? Conheço claramente quais são os
passos para receber o dinheiro?

10) Consigo tocar o nosso dia-a-dia e manter todos os impostos pagos (em dia)
durante todo o contrato? (sabendo que isso é condição para receber os
pagamentos junto aos compradores públicos?)

Após respondidas as perguntas, vamos analisar as respostas, para cada não respondido é um risco a mais que você esta correndo participando da licitação, com isso você já passa a conhecer os seus pontos fracos e já possa adotar estratégias para que consiga se antecipar aos problemas e já prever correções e soluções.

Se não tiver total certeza de algumas perguntas, re-pense na resposta e não participe da licitação.

 

 

Fonte: Cartilha do Fornecedor: Compras públicas governamentais: seu novo canal
de negócios. CNM, Sebrae.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *