Gestão de Qualidade em pequenos negócios

A qualidade em nossos produtos, serviços e nos nossos processos é algo que faz a diferença na conquista e no retorno do cliente. Assim vamos tratar sobre gestão da qualidade nesta postagem, para te ajuda a entender como fazer esta gestão em seu pequeno negócio.

Tendo em vista garantir a completa satisfação das necessidades do cliente e suas expectativas, a gestão da qualidade vem no sentido de coordenar e possibilitar a melhoria dos processos e produtos da empresa. 

Com uma coordenação dos processos e produtos com uma qualidade elevada, sua empresa com toda a certeza avançará sobre o mercado, ainda mais se os seus concorrentes não se atentarem a isso. (Cuidado para não ser você o concorrente que ainda não esta adotando gestão de qualidade na sua empresa).  Uma boa gestão de qualidade pode te salvar da falência, como já falamos na postagem “6 Dicas para você evitar a falência de seu negócio“.

Por que adotar gestão de qualidade?

Existe uma relação entre o preço que você coloca em seu produto e a qualidade do mesmo, pois se o valor do produto é mais caro automaticamente o cliente já adquiri a ideia de que o produto tem mais qualidade, caso o produto custe mais barato o cliente tende a esperar menos qualidade do produto, sendo aquela máxima “Isso não é muito bom, mas pelo o que eu paguei esta ok”.

Esta percepção de valor do nosso produto não é somente preço, é o quanto vale para o cliente, pois há vários produtos que em questão de preço é barato porem com uma alta entrega de valor. Em resumo o valor do produto esta diretamente vinculado ao benefício que o produto trás para seu cliente.

Adotar um padrão de qualidade em seu negócio, diferente de que muitos pensão, não significa diretamente que você irá se certificar em alguma certificadora de qualidade, como por exemplo a ISO, mas sim passará a adotar processos, métricas e demais ações que visão sempre melhorar.

O que é a ISO?

A sigla ISO vem de International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização, organização voltada a promover e normalizar os produtos e serviços, visando que a qualidade sempre seja melhorada. O seu objetivo é fornecer um conjunto de requisitos que garantem confiança na empresa e que seus produtos atendem às necessidades e expectativas de seus consumidores, e que também, estão dentro da lei e regulamentos.

Para uma empresa receber a certificação ISO, não é simples, pois ela deve passar por diversas fases, que garantem que a implantação foi feita corretamente e que irão seguir a risca as normas. A certificação pode ser retirada por qualquer empresa, desde que se adeque às regras.

Mas para eu fazer a gestão de qualidade na minha empresa sem ter que tirar uma certificação, como eu faço?

Quando queremos melhorar a qualidade em nosso negócio devemos começar por um planejamento bem trabalhado, que logo deverá ser cumprido a risca. 

Adotar medidas para melhorar a qualidade inicia-se na mudança de cultura da empresa, pois todos os seus funcionários, parceiros e sócios devem estar envolvidos e desejar a mesma evolução, pois caso ao contrário todo avanço alcançado voltará ao ponto inicial. 

Quando vamos falar em planejamento e gestão é sempre bom ter em mente a sua visão e missão (Caso ainda não tenha leia esta postagem: Como fazer a missão, visão e o valores da minha empresa?), pois são estas frases que definem o seu futuro e seu propósito, como já falamos na postagem 5 passos para ter um planejamento perfeito.

O primeiro passo é levantar cada processo dentro da empresa e definir 

  • 1. Entradas e saídas;
  • 2. Componentes (ou partes) que interagem organizadamente;
  • 3. Princípios básicos de funcionamento;
  • 4. Objetivos;
  • 5. Realimentação.

Onde as entradas são os valores, estratégias e políticas da empresa de qualidade, enfim, são informações, estudos e análises do seu cliente.

As saídas são os produtos/serviços que estão dentro das exigências e que satisfaçam os clientes.

Os componentes inclui a produção, laboratórios e demais áreas da empresa que afetam na qualidade.

Os princípios são os procedimentos e politicas da empresa em relação à qualidade, assim se não tiver um manual de qualidade faça um. 

Os objetivos são os produtos/serviços com a qualidade melhorada.

Após isso devemos adotar o PDCA para poder fazer um acompanhamento do processo de qualidade e realizar a realimentação do processo acima, para você conhecer melhor sobre o PDCA temos uma postagem totalmente voltada a este método, Como melhorar a qualidade dos processos da sua empresa. Com a utilização do PDCA em todo processo que você tem em sua empresa a qualidade já irá começar a melhorar, mas isso ainda não é tudo.

Como vimos nesta postagem manter a qualidade de nosso serviços/produtos não é algo fácil e que simplesmente se faz comprando dos melhores fornecedores os insumos mais caros, a qualidade vai além disso… vai de poder medir, analisar, estudar e colocar em prática todos os processos de seu negócio. Por isso ter uma visão geral da empresa é essencial e para isso a utilização de um sistema de gestão é extremamente importante para facilitar e aumentar a eficiência de sua gestão

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