fbpx

GestorIdeal

O Fluxo de Caixa e sua importância para o Micro e Pequeno Empresário

O apropriado gerenciamento do fluxo de caixa é indispensável para manter a saúde financeira de seu empreendimento. Este artigo traz clareza de informações e algumas dicas. Continue a leitura e fique por dentro do que é Fluxo de Caixa.

O que é fluxo de caixa?

É uma função que permite acompanhar a movimentação financeira da sua empresa através das entradas (receita) e saídas (despesa) no prazo que foi estipulado. É uma ferramenta muito simples, mas muito eficaz para sua empresa, melhorando até mesmo seu desempenho.

E qual a importância do Fluxo de Caixa?

Para se ter uma gestão financeira ideal, o fluxo de caixa pode ser utilizado de várias formas, como já explicamos na postagem – 5 Itens essenciais para um Fluxo de Caixa, você tem que ter marcado todas as entradas e saídas, os impostos pagos, as contas pagas, as entradas de dinheiro. Isso te ajuda em uma possível auditoria que tenha no futuro, para saber se não são desvios dentro de sua empresa e, principalmente, planejar o futuro financeiro. Abaixo, listamos algumas:

  • Controla melhor os seus gastos

Ao fazer o fluxo de caixa correto, você pode começar a ter uma visão mais ampla dos seus gastos, por exemplo, com o fluxo de caixa você pode descobrir um produto que não sai muito, logo planejar a próxima compra para não sair no prejuízo e ter um produto que está ocupando lugar no seu estoque, do mesmo modo que você pode observar um produto que saia muito e que necessite dele no estoque.

  • Ter um preparamento financeiro

Com seu histórico através dos meses, você pode se preparar para futuros imprevistos, como uma crise econômica, aquela parte do ano que as vendas caem ou até a época do ano que você estoura de vender. Sabendo quais são essas épocas, você pode planejar como irá se comportar nesses períodos, e usando de um fluxo de caixa projetado, você saberá quanto de dinheiro terá para pode investir e se preparar, definindo metas e cortes

  • Controle Financeiro

Através do seu fluxo de caixa, terá uma segurança financeira na sua empresa. Tendo um controle de onde e como está gastando o seu dinheiro, será possível realizar estratégias e ações para manter o seu caixa sempre no azul, planejar cortes onde sai dinheiro desnecessariamente e investir mais onde o fluxo de caixa é maior.

  • Coloque em prática tudo que aprendeu

Depois de ter reunido toda essa informação do seu fluxo de caixa e como ele pode te auxilar na sua empresa, o mais difícil é entrar em sintonia com o administrativo e o financeiro. Para auxiliar nisso, o GestorIdeal é uma boa dica de ferramenta para ter esse tipo de controle. Entregará um fluxo de caixa condizente com seus registros e é de fácil manuseio.

Para realizar todos os controles que a empresa precisa ter para andar na linha é complicado e demanda tempo, o uso de um sistema de gestão fácil e completo é demasiadamente importante, principalmente porque serão gerados gráficos que possibilitam a análise do fluxo de caixa antes de qualquer passo.

Se você deseja ter esse controle fácil e intuitivo da sua empresa, cadastre-se já no GestorIdeal e ganhe 7 dias gratuitos para teste.

Clique aqui para se cadastrar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top