O que é ERP, e porque meu negócio precisa dele?

Você tem tudo controlado no seu negócio? Mas controlado como usando Excel ou um caderno? Toda empresa precisa de um sistema de gestão, também chamado de ERP, mas oque é um ERP? E porque ele é melhor que o Excel e que o caderno?

O tempo é algo muito caro para as empresas, é aquela famosa frase “o tempo é dinheiro” e ficar sofrendo com o trabalho manual faz com que o gaste em tarefas realmente lucrativas.

Para ter um melhor aproveitamento do seu tempo e de todos os dados que são gerados na empresa, e assim ter um melhor planejamento e uma vida mais confortável sem tanta preocupação é necessário o uso de um sistema de gestão, ou tão chamado ERP.

Você deve estar se perguntando: mas o que raios é ERP? A sigla significa Enterprise Resource Planning, traduzindo é “Planejamento dos Recursos da Empresa”, bem mais fácil de entender em português não é mesmo? Simplificando ERP é um sistema de que te ajuda na gestão do seu negócio.

A sigla ERP também é muito utilizada quando especialistas tratam de soluções tecnológicas para a gestão empresarial. Os sistemas podem ajudar empresários em projetos, a gerenciar estoque e cuidar das questões financeiras, por exemplo. Um sistema assim deixa a administração de todos os departamentos da empresa mais simples, e, através disso, permite que obtenhamos dados precisos sobre cada um. Tudo em um único software.

Buscando um ERP simples para pequenas empresas? Use GestorIdeal.

O ERP integra, por exemplo, o faturamento diário, as compras e fluxo de caixa (saiba a importância do fluxo de caixa bem controlado aqui), o estoque, as contas a receber, além das ações administrativas e operacionais da empresa. Muitos programas permitem a administração do próprio corpo de funcionários da organização.

As vantagens do ERP:

Sem duvidas uma das maiores vantagem são sistemas que guardam as suas informações nas clouds, ou “nuvens”, simplificando se você precisa tirar uma dúvida de como esta indo as vendas ou se esta tudo em ordem com seu estoque, não precisar estar preso ao seu computador, podendo acessar o gerenciamento da tua empresa de qualquer lugar.
Mesmo se você usar planilhas do Excel, você esta só perdendo tempo, não terá dados organizados e vai demorar demais para achar o que você precisa. Sem contar a falta de segurança, pois pode ocorrer algum problema no seu computador e perder todas as informações salvas neles.
Um ERP é importante não só para a empresa, mas também para a imagem do negócio perante os clientes e os próprios funcionários.

Utilização de ERP:

Em uma pesquisa realizada sobre o uso do ERP descobriu-se que apenas 27,6% das funcionalidades dos softwares são utilizados pelas empresas, assim podemos analisar duas coisas: que as empresas usam o sistema mesmo necessitando de poucas funções, porque veem nele benefícios e que parte delas não explora suficientemente o sistema para lucrar mais com ele. Isso é muito comum no Brasil, onde o ERP é usado de forma básica, seja por desconhecimento ou resistência de inovar, segundo especialistas em economia, há uma previsão de crescimento do país após a saída da crise, por isso, empresas de que desenvolvem ERPs têm investido na possibilidade de expansão.
Empresas pequenas passaram a necessitar cada vez mais de uma organização detalhada, isso porque o governo brasileiro apertou o cerco na questão fiscal e organizacional. Mesmo com o “Simples Nacional” já não se garante mais simplicidade para os pequenos empresários estarem declarando o seu fisco. Cada vez mais o Excel e a caneta com papel são insuficientes as organizações. Por causa disso, os sistemas de gestão passaram a ser desejados pelas milhões de empresas que se encontraram nessa situação.

Outros ERPs

A primeira consequência desses acontecimentos listados acima foi o interesse das grandes marcas para cobrir esses pequenos clientes em potencial. No entanto, seus produtos não os satisfizeram, porque eles apenas “reciclaram” o sistema antigo. As desenvolvedoras forçaram uma falsa modernização, cortando pedaços do software para tentar vender, e, evidentemente, não garantem muito sucesso. Mas um novo mercado então se formou rapidamente, com muitos fornecedores de sistemas de gestão nas nuvens. O marketing dessas novas empresas inclusive vende o próprio produto como “simples” e “de baixo custo”, mas conseguem realmente trazer a verdadeira simplicidade? Pois deve ser simples sem ser simplório.

GestorIdeal

O GestorIdeal tem a vantagem de ser totalmente online, dispensando qualquer tipo de instalação. Ele é compatível com todos os navegadores e sistemas operacionais. A simplicidade está também ligada à flexibilidade do uso, já que pode ser acessado de celulares e tablets e outros dispositivos com acesso à internet. Quando uma empresa contrata o serviço, poderá começar a utilizá-lo na mesma hora, o que difere dos sistemas tradicionais usados pelas grandes empresas, cujo projeto pode demorar bastantes dias.

A empresa acompanha a instalação do sistema caso seja necessário. Outro motivo que têm agradado os empresários é o preço acessível do GestorIdeal. Além disso, ele mantém a infraestrutura de servidores e de sistema, para que o cliente não tenha surpresas com o custo.

Trabalhando com um modelo de gestão real, aonde foi-se baseado nos verdadeiros empresários e não em teorias, o GestorIdeal vem a vestir-se como uma luva para o pequeno empresario, sendo limpo e direto.

Conclusão

O ERP é um sistema indispensável para qualquer empresa que queira competir no mercado, dessa forma, o negócio consegue melhorar os processos e ainda garantir que a concorrência não é a única a ter as melhores tecnologias. O ERP integra vários processos da empresa, da aquisição de produtos à gestão dos funcionários, além disso, emite relatórios extremamente importantes para saber a saúde do negócio. Através deles é possível saber o que precisa ser mudado na administração e o que pode ser mantido como está.
Para encontrar um bom software é preciso fazer uma pesquisa, que tende a ser bastante detalhada dependendo do segmento de atuação do negócio. Grandes empresas necessitam mais da personalização e por isso os projetos costumam custar bastante tempo e dinheiro.

A burocratização das leis trabalhistas brasileiras e a incapacidade das grandes empresas de ERP de fornecer bons sistemas para os pequenos negócios fizeram que o mercado se alargasse. Hoje já sistemas acessíveis a todo empreendedor, como o GestorIdeal, que garante todas as funções importantes para as empresas, por um preço justo. Além de moderno e flexível, o software funciona nas nuvens. Se tiver interesse, procure saber mais sobre o sistema, e teste ele gratuitamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *