DRE, o que é uma e como isso pode me ajudar?

Todos os empreendedores quando estão á frente de algum negócio se depara com esta famosa sigla DRE, e muita das vezes não sabemos o que significa, quem tem esta informação ou para que ela serve. 

Toda empresa tem a obrigação de fazerem o controle periódico da situação contábil, mantendo registrado em livros e relatórios específicos, apresentando as movimentações, transações e posições econômicas e financeiras da empresa. Por isso quando vamos no banco para abrir uma conta para a empresa ou então pedir um financiamento eles exigem a DRE da empresa. 

O que é uma DRE ?

DRE que significa Demonstração do Resultado do Exercício, também pode ser chamada de ARE, Apuração do Resultado do Exercício, é uma ferramenta contábil na qual traz o resumo financeiro dos resultados operacionais e não operacionais da empresa em um determinado período. Resumo financeiro baseado no regime de competência – caso você não saiba o que é regime de competência clique aqui.

Este período na maioria das vezes é correspondente ao ciclo anual de janeiro a dezembro, 12 meses, como execício financeiro. Porém este resumo também pode ser apurado de maneira administrativa com períodos mensais e trimestralmente para fins fiscais. 

A partir dos números apresentados no DRE será possível realizar uma gestão mais eficaz de seu negócio, pois ele irá confrontar os indicadores de receitas, despesas, investimentos, custo e provisões apuradas. Em resumo se a sua receita for maior que seus custos e despesas, a DRE irá te mostrar o lucro obtido durante o período, caso contrário mostrará o prejuízo obtido. 

Com isso uma correta elaboração da DRE possibilita uma visão geral do resultado da empresa, podendo extrair informações relevantes como: o montante de despesas gerais, a composição dos custos relacionados aos produtos e serviços, a receita total de vendas, o lucro da empresa, incidência de impostos, nível de endividamento em que a empresa se encontra, com isso você pode adotar a melhor estratégia para a empresa.

Para se montar uma DRE você tem que ter principalmente em mãos os custos e despesa das sua empresa. 

Como é montada uma DRE ?

A Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/1976), em seu artigo 187, define a forma como as empresas devem discriminar a Demonstração do Resultado do Exercício.

DRE contabil
  • Na primeira linha, a Receita Bruta de Vendas é apresentada e será dela deduzidas as devoluções de vendas, os descontos, impostos e abatimentos; O Resultado desta linha será a Receita Líquida de Vendas;
  • Da Receita Líquida de Vendas irá deduzir o custo das mercadorias e dos serviços, resultado no Lucro Bruto;
  • Com o Lucro Bruto, deverá-se-a subtrair todas as despesas operacionais, financeiras, gerais e administrativas. Inversamente, acrescentando as receitas operacionais chega-se ao Lucro/Prejuízo Operacional Líquido.
  • Com este resultado, será acrescentados/deduzidos os resultados não operacionais, como participações de debentures, empregados, administradores, partes beneficiárias.. entre outros. Com isso chegamos ao Lucro Líquido do Exercício (LLE).

DRE Gerencial

Também chamado de DRG, temos a DRE gerencial, onde destina-se a ser referência na tomada de decisões e elaboração de estratégias na empresa. 

A elaboração deste relatório é flexível e visa atender as demandas de cada empresa, mas é importante seguir a estrutura sequencial da DRE. Experimente usar de percentuais para encontrar os maiores ladrões de receita da empresa.

DRE Gerencial

Como observamos neste texto ter a DRE além de obrigatório é importante para a estratégia e planejamento da empresa, porém observamos também que é um pouco complicado de se fazer, utilizando um caderno e anotações torna-se inviável fazer este tipo de relatório.

Por isso recomendamos o uso do GestorIdeal, onde irá gerar as DRE de uma maneira automática, facilitando assim a sua vida e a vida do seu contador. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.