Você esta preparado para a Black Friday?

Chegando novembro nós já começamos a pensar em o que precisamos comprar para poder aproveitar as promoções. Assim pergunto você, como empreendedor. O que está preparando para surpreender o seu cliente?

Imagino que todos nós já conheçamos a Black Friday, mas sempre é bom reforçar o que é. A Black Friday nasceu nos Estados Unidos, onde se tornou tradição,  lá a Black Friday sempre acontece na sexta-feira seguinte ao feriado de Ação de Graças, e todo o comercio se mobiliza para oferecer enormes descontos. Logo após surgir nos EUA a Black Friday chegou no Brasil, e não demorou para ficar conhecida como Black Fraude, pois algumas lojas aumentam os seus preços semanas antes para que no dia dê um “grande” desconto, gerando assim uma falsa impressão de que você está tendo desconto, fazendo o cliente pagar ela “metade do dobro”.

A Black Friday de 2018 acontecerá no dia 23 de novembro.

Como evitar isso empresas como a Buscapé disponibilizam ferramentas para que possa acompanhar os preços nas lojas, para termos a certeza se o desconto é realmente desconto. 

Mas e como nós, empreendedores podemos nos aproveitar da Black Friday para alavancarmos as vendas?

Em 2011 o faturamento geral da Black Friday foi de 100 milhões, já ano passado – 2017, o faturamento foi de 2,1 Bilhões com mais de 2,2 milhões de consumidores, estes números demonstram como a black friday pode te ajudar. Esta sexta-feira é perfeita para:

  • Captar novos clientes;
  • Fidelizar os clientes antigos;
  • Renovar estoque;
  • Elevar o capital de giro;
  • Fazer seu negócio mais conhecido pelo mercado.

Para te ajudar a se destacar nós separamos 5 passos que irão te nortear para uma Black Friday bem lucrativa.

Para início de tudo esta ação tem que estar contando no planejamento da sua empresa, pois será necessário recursos e negociações que não podem ser realizadas do dia para a noite sem afetar todo o andamento de seu negócio. 

Outra coisa muito importante é você ter um histórico do mercado no qual você esta inserido, dos seus produtos e de seus clientes, para poder tem a noção de qual produto deverá ser colocado em promoção, para qual cliente e se o mercado vai responder a isso, por isso recomendamos sempre utilizar de um sistema de gestão que te forneça estes dados. Então…

1° Passo: Faça uma analise dos seu mercado e de seus concorrentes.

Saber sobre seus concorrentes é sempre bom, pois isso nos orienta e nos mede, na Black Friday não é diferente, mas fique atento que se você oferecer um produto com um valor muito desproporcional ao que estão oferecendo as suas chances de que o cliente compre de você serão pequenas.

Se lembre também que o seu preço é composto de custos e despesas, então não saia fazendo loucuras e jogando seu preço lá embaixo, pois isso depois irá interferir diretamente em seu fluxo de caixa.

2° Passo: Planeje quais os produtos que irão para liquidação.

Você não pode ir simplesmente baixando os preços de todos os seus produtos, como já citamos acima o seu preço é composto por custos que deverão ser pagos no final do mês. Também temos que pensar no nosso estoque e analisar quais os produtos que estão “empacados”, os produtos que tem mais margem de desconto e os produtos “iscas”, que são aqueles produtos mais baratos que vendem mais e que consequentemente trazem pessoas para sua loja. Para saber quais são estes produtos é sempre bom ter um acompanhamento do seu estoque, com um histórico bem organizado e relatórios, para isso recomendamos que você dê uma olhada na famosa Curva ABC.

Seja honesto e faça descontos de verdade

3° Passo: Planeje seu marketing.

Uma venda nunca se faz sozinha, sempre é necessario fazer propaganda e divulgar o seu produto, por isso o marketing é o que faz o sucesso ou o leva a lama, explore as mídias pagas (e as gratuitas também), impulsione publicações em seu facebook, propagandas em rádios, televisão… esta é a hora de você atingir o máximo de pessoas possíveis. 

Crie hastags, envie e-mail marketing para todos os contatos…

Mas se lembre que não é apenas fazer propaganda por fazer, você tem que ser criativo e inovador, senão será apenas mais uma propaganda para o seu cliente. 

4° Passo: Prepare o atendimento.

Na sexta-feira é o dia que você tem para conquistar os clientes, assim temos algumas dicas para você:

Treine seu time de vendas para que façam um atendimento espetacular, sempre focados em venderem mais, uma dica boa é colocar uma meta somente para a sexta, assim teus colaboradores terão mais motivação para vender.

Cuidado com as formas de pagamento que você irá aceitar! Pois alem do perigo de você levar um calote, você pode se enrolar financeiramente e comprometer seu capital de giro. Por isso recomendamos que você foque em vendas avista ou então utilizando cartão, FUJA CORRENDO DE FIADO E DE CHEQUE(Cheque somente de pessoas confiáveis, para isso é bom ter o cadastro e histórico do cliente).

E também REFORCE seu estoque, imagine situacao de pessoas querendo comprar, você querendo vender, mas sem o produto lá para poder entregar. 

A Black Friday se tornou um dia importante para o nosso comércio e não aproveitar desta onda só faz você ficar de fora da crista e ser aos poucos colocado para fora do mercado, assim espero ter ajudado com este texto para que você pense em algo bem legal para fazer na Black Friday.

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