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5 passos para uma venda bem sucedida

É através das vendas que uma empresa cresce e lucra. É importante investirmos em nossos vendedores, estratégias de venda e pós-venda. Confira abaixo algumas dicas para garantir o sucesso.

Um dos principais erros que nós empreendedores cometemos ao começar um negócio, é não dar devida atenção para o setor de vendas, portanto o empreendimento não atinge todo seu potencial de vendas, podendo com o decorrer do tempo, inclusive, levar à falência.

O cliente satisfeito com a venda, é um cliente ativo na empresa, que gera bons lucros. Para alcançarmos tal, trouxemos alguns passos que ajudarão na hora de fechar uma venda.

A boa venda não é somente mérito do vendedor, mas de toda a empresa, pois a venda é o reflexo da qualidade da empresa em todos os setores, por isso todo o andamento da corporação é fundamental para que o vendedor tenha segurança para realizar seu trabalho. 

Partindo do fato de que os vendedores precisam ser motivados, vejamos:

1° Crie ambiente motivador para seus funcionários

O vendedor é a profissão que mais recebe “não”. A cada 10 vendas iniciadas, somente 2 serão fechadas. Por essa e outras, o vendedor motivado é um grande diferencial, estará mais disposto à vender.
Estabeleça metas alcançáveis dentro da realidade da empresa, ofereça cursos de aperfeiçoamento, treinamentos e abra espaço para que esclareçam dúvidas e deixem opiniões visando melhorias.

2° Dê motivos para que o cliente queira comprar

Apesar de não parecer, há diferença entre convencer o cliente a comprar e de quando a iniciativa parte dele. Mostre os benefícios, valorize o produto e tente inseri-lo na realidade de seu cliente, dê exemplos da utilização, e se for venda de serviços, da diferença que fará se contratado. Deixe-o confortável sabendo que não está forçando a venda, mas que sua empresa possui o diferencial que ele procura.

3° Honestidade e sinceridade com o cliente

Quando questionado, procure ser sincero dentro das possibilidades, pois futuramente uma pequena mentira pode vir à tona e causar a perda desse cliente. Inventar benefícios, omitir informações importantes sobre os produtos, irá interferir diretamente em vendas futuras. Esteja sempre preparado para responder todas as perguntas.

4° Seja um solucionador de problemas

Quando procuramos um produto ou serviço, é para suprir alguma necessidade, solucionar algum problema, então indique para o cliente a melhor solução para esse empasse, seja amigo dele e dê conselhos sem ser invasivo, assim o cliente passará a te enxergar como um consultor e não como um vendedor. Além da solução do problema atual, solucione problema futuros, aplique vendas complementares e adicionais. Os clientes que você tiveram seus problemas solucionados por você, podem tornar-se referência e, com certeza, irão recomendar seu produto e você como vendedor. Lembre-se, referências e recomendações são cartas na manga para conquistar vendas.

5° Fidelize o consumidor

Tenha o estoque preparado para atender à demanda. Vender melhor inclui fidelizar o consumidor e convencê-lo a voltar. “O cliente volta quando encontra o que procurava”, explica Luiz Cláudio Gomes, especialista em vendas. Invista em um atendimento ímpar, fica à cargo do gerente abordar os clientes e questioná-los sobre o desempenho dos vendedores, sobre a sua experiência de compra. O acompanhamento pós venda é tão importando quanto. Entre em contato via telefone ou e-mail para ter conhecimento se o produto/serviço atendeu às necessidades e expectativas.

Acredite e valorize seu negócio, seus produtos e serviços. A autoconfiança chama atenção e mostra que você não está para brincadeira. Seja referencial no seu ramo!

1 comentário em “5 passos para uma venda bem sucedida”

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