6 Dicas para você evitar a falência de seu negócio

6 Dicas para você evitar a falência de seu negócio

Quando iniciamos um negócio, nosso maior medo é falhar e ter que fechar as portas. Nós sabemos que não basta apenas ter um espírito empreendedor e garra para evitar a falência de uma empresa. E não nascemos sabendo como não falir uma empresa. Pensando neste medo separamos 6 dicas que te ajudarão a ficar longe da falência.

A cada 10 empresas, seis fecham antes de completar 5 anos. Assim selecionamos algumas ações básicas que irão te deixar bem longe desta estatística e te mostrar como como não falir uma empresa.

Analise seu fluxo de caixa e suas vendas

Quando esta em um momento difícil, com a empresa no “vermelho” a primeira coisa que deve ser feita, é a analise do seu fluxo de caixa. Assim irá descobrir qual é a razão da situação que você esta passando. 

As possibilidades podem ser a falta de entrada de dinheiro (vendas), despesas desnecessárias,  ou com custo muito acima do possível?

Caso seu fluxo de caixa não esteja bem organizado, certamente terá que levantar todo o histórico da financeiro e na sequência fazer a analise, por isso que ter um fluxo de caixa atualizado é essencial.

Além do fluxo analisar a formação de preço de venda é importantíssimo, pois caso esteja com um número de vendas bom, porém sem ter lucro, a sua formação de preço esta errada.

Após analisar o fluxo de caixa,  revisar a formação d preço de venda e descobrir qual é o seu problema, faça uma estratégia para acabar com ele.

Constantemente encontramos uma situação bem comum e que compromete todo caixa: O prazo fornecedor/cliente. Isso ocorre quando você compra do seu fornecedor com um prazo e revende com um prazo maior, logo terá que pagar o teu fornecedor antes de receber do seu cliente.

Se comprou à vista receba à vista, se comprou com um prazo de 40 dias, receba em 30.

Ao dar prazo errado para o cliente, o caixa terá furo e consequentemente a solução será buscar crédito de capital de giro. O valor de venda de seu produto certamente não terá o repasse dos juros do empréstimo contratado, diminuindo assim seu lucro.

Inadimplência

Isso pode levar a empresa para o buraco em pouco tempo, quantas vezes se pergunta onde esta o seu dinheiro e o seu lucro.

A empresa esta vendendo bem, esta com seus custos e despesas cortas mas não melhora, se tiver venda no crediário, ou no famoso fiado. Provavelmente todo o seu dinheiro e lucro esta nele, levante o valor e faça cobranças rotineiras, pois este montante pode ser a salvação no dia do pagamento da duplicata.

E a situação pode piorar caso suas vendas sejam dependentes desta condição de pagamento.

Sobre este assunto temos duas postagens bem legais, que recomendamos ler:

Como cobrar de um cliente sem perde-lo

Como evitar a inadimplência

Como não falir uma empresa, utilize gestorideal

Corte custos operacionais e despesas

Despesas e custos muitos altos, mesmo que com boas vendas, deixam a empresa com o caixa negativo.

Contudo não é apenas cortar as saídas, é essencial analisar qual custo/despesa será cortada, já que ela pode ser a responsável por trazer vendas, como marketing e propaganda.

Nós podemos dividir os custos em dois tipos: os estratégicos e os não estratégicos:

Custos estratégicos

O custos estratégicos são aqueles que otimizam o resultado da empresa e são responsáveis por aumentar as vendas. Por exemplo: publicidade e propaganda, sistemas de gestão e tudo mais que irá fazer com que a tua empresa melhore e fature mais.

Custos não estratégicos

Já os custos não estratégicos, são os custos que não contribuem para a diferenciação da empresa no mercado, como aluguel, água, luz e demais despesas.

Desse modo quando for cortar os custos, corte os não estratégicos, para não comprometer a sua entrada de dinheiro.

Renegocie dívidas e os prazos

Quando o caixa esta negativo, os boletos começam a atrasar e logo se encontra em uma bola de neve. Porem antes de buscar dinheiro em empréstimos, renegocie as tuas dívidas.

A iniciativa de renegociar mostra para o credor que você tem interesse em honrar com seus compromissos e que é apenas uma fase.

Comece negociando as dívidas que estão com mais juros, faça o parcelamento do saldo devedor, negociando uma nova taxa de juros e também novos prazos. No entanto quando renegociar, cumpra com a nova negociação.

Assim quando for negociar, tenha planejado os próximos passos para não entrar na bola de neve novamente.

Uma boa saída é realizar um único empréstimo em com o valor total da dívida e assim pagar todos os credores. Assim terá apenas uma parcela para ser paga. Esta estratégia trás perigo, já que com a quitação, o crédito nos fornecedores voltará e poderá realizar novas compras. E se não trabalhado corretamente logo estará na mesma situação com uma parcela a mais para pagar.

Evite a falência emitindo boletos pelo gestorideal

Analise seus produtos e serviços

Já foi reduzido todos os custos e despesas possíveis e suas vendas estão estagnadas ou diminuindo, esta na hora de analisar os produtos e serviços que estão sendo ofertados.

Verifique se esta realmente atendendo o seu cliente, se não esta ultrapassado ou se o preço é compatível com o seu mercado.

Busque sempre estar inovando e sempre disponibilizando ao cliente produtos bons e diferentes de seu concorrente. Produtos novos e diferentes tendem a atrair mais clientes e consequentemente aumentar a sua cartela. Para inovar não basta apenas estar de olho nas tendências mas estar de acordo com as vontades e dores de seu cliente. Ou seja inovar em algo que não é notado e não trás bons resultados não é inovar.

A inovação não precisa estar ligada diretamente ao produto, ela pode ser estar na manufatura, na execução e nos processos. Otimizar e inovar nos processos trazem um custo menor para produção aumentando a margem de lucro.

Definitivamente a melhor forma de aumentar a margem de lucro, é renegociando com os fornecedores e buscando os que possuem um preço melhor. Procure saber de quem os seus concorrentes estão comprando e o qual o valor que estão pagando, assim terá mais informações para negociar.

Melhore a relação com os seus clientes

O responsável por trazer divisas para a sua empresa é o seu cliente. Portanto quando ele vai embora esta levando junto lucros e outros clientes, pois como conhecemos: “Um cliente descontente é igual a 10 clientes perdidos”.

Observe como esta o seu atendimento por completo, desde a entrada no funil de vendas até a entrega e pagamento. Mapeie todas as situações que possa trazer uma experiência negativa para o cliente.

Acima de tudo obter novos clientes é essencial e mantem em crescimento o volume de vendas. Isso trás sustentabilidade para que se possa realizar todas as correções citadas a cima e conseguir um ar para respirar.

Antecipe os problemas (Plus)

Ter um planejamento e um plano de negócios bem desenvolvido já te ajudará a evitar fases ruins na empresa, mas mesmo assim elas podem e irão acontecer. No entanto ter este planejamento é um grande passo no caminho de como não falir uma empresa.

Neste sentido esteja sempre pronto para imprevistos, tenha um fundo de emergências gerais, um fundo para emergências com funcionários e outros fundos no qual ache necessário para poder dar segurança para a saúde da empresa.

O valor que a ser guardado no fundo de emergência ,chamado também de reserva de caixa, deve ser o custo fixo multiplicado pelos meses que a empresa poderá ficar parada. Por exemplo: O custo fixo da empresa é de R$ 10.000,00 e em sua reserva de caixa tem o saldo de R$120.000,00, podemos concluir que a empresa tem 12 meses de vida caso tenha que parar sua operação por algum motivo.

Apesar deste fundo não ser da cultura dos empresários brasileiros, salvou várias empresas durante a atual pandemia da Covid 19.

Outra forma de se proteger é com seguros , pois nunca sabe-se quando algo pode quebrar, pegar fogo, carro bater e etc. Então converse com o seu corretor para poder contratar um seguro bom.

Problemas também podem acontecer durante o processo de venda, então também fique atento quanto a isso, pois o que o cliente gosta mais do que comprar é ter o seu problema solucionado rápido, assim tenha um pós venda bem estruturado e uma equipe focada em soluções de problemas.


Conclusão de como não falir uma empresa

Por fim que você já viu algumas dicas de como não falir uma empresa, poderá coloca-las em praticas rapidamente e assim manter o crescimento e a estabilidade na sua empresa.

Além de todas estas dicas para que sua empresa cresça sempre saudável, a principal dica que podermos dar de como não falir uma empresa é ter um sistema de gestão de qualidade que te ofereça com simplicidade o controle financeiro, controle do estoque, dos clientes e todos os outros controles que fazem o alicerce da empresa. Assim os resultados aparecem mais fáceis e os problemas são vistos antes de acontecer.

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