fbpx

GestorIdeal

Aprimorando a gestão de estoque em 4 dicas

A gestão de estoque para ser eficiente deve estar alinhada com a demanda projetada, considerando, inclusive, o cenário mais pessimista. O estoque é uma parte muito importante de um negócio, seja para prestação de serviços quanto da venda de produtos finais. Pensando nisso, trouxemos 4 dicas para facilitar o gerenciamento do seu estoque.

O apropriado gerenciamento do estoque eleva o fluxo de caixa do seu negócio e o estabiliza. Comece sempre optando pela compra de produtos de maior giro, aquele que tem uma boa demanda. Converse com seu contador e verifiquem juntos as melhores estratégias.

Menos é mais

Mantenha em estoque somente o necessário de acordo com os cálculos baseados em seus registros de vendas e serviços feitos anteriormente. O volume de produtos armazenados deve acompanhar o índice de consumo dos mesmos. Não é uma boa ideia ter muitos produtos parados no estoque, suscetíveis a sofrer danos e extravios, além de ser desperdício de dinheiro que poderia ser investido em outro mais rentável.

Faça promoções

Coloque em promoção os produtos que têm menor procura, menor giro e saída. Dessa forma, é possível manter a rotatividade do estoque e controle de acúmulos desnecessários. Promoções chamam clientes e possíveis clientes, aumentam a procura pelo seu estabelecimento e consequentemente, faz com que comentem sobre ele. É importante que conheçam e saibam que seu negócio existe e quais são os produtos e/ou serviços que você oferece.

Aposte nos favoritos

Um bom caminho é investir nos produtos que são mais vendidos, de maior giro e saída. Com a certeza de que não ficarão parados no estoque sem demanda, poderá investir neles sem que comprometa o financeiro ou desorganize e estacione o estoque. O planejamento para a compra deve ser baseado nos registros anteriores e relatórios de saída/venda. A demanda muda conforme a época do ano e outros acontecimentos que podem influenciar nas vendas, por isso a tamanha importância do controle do seu estoque.

Conheça seu estoque

Comece fazendo um inventário, semanal ou quinzenal, vai da demanda do seu negócio. Conhecendo-o bem, a administração se torna mais fácil e todas os possíveis revés citados acima, podem ser evitados. Para mais conteúdo sobre gerenciamento de estoque, acesse nossos demais artigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top