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Como evitar a inadimplência e fazer o seu caixa crescer.

Um calote pode te levar a falência, assim temos que tomar muito cuidado ao vendermos a prazo. Separamos algumas dicas para ajudar a contornar as inadimplências e ter sempre dinheiro em caixa e todas as contas em dia.

Você ou algum amigo seu já passou por apertos, sem ter dinheiro para pagar as dívidas, mas por ter vendido a prazo , tem muito à receber ? Quando vendemos para clientes à prazo e eles não pagam, o nosso fluxo de caixa fica prejudicado e pode comprometer toda a empresa, ainda mais se tiver duplicata vendendo. É bom começar a se preocupar e evitar a falência de seu negócio.

Sempre temos alguns clientes que estão atrasados com suas contas, não tem como evitar as inadimplências, porém tem como reduzir e prevenir-se, por exemplo: Levar em consideração a inadimplência na hora de formar o teu preço de venda.

Vamos a alguns fatores que  deve prestar atenção na hora de ceder crédito:

Sazonalidade – É normal em algumas épocas do ano a inadimplência seja maior, por isso fique atento a saber qual é a época para seu negócio, no entanto  um bom histórico da sua empresa e do seu caixa é essencial.

Início de ano – Essa é uma época tipica para inadimplência pois o consumidor esta vindo de suas compras de natal, das festas de final de ano e das férias e logo o pagamento do IPVA e IPTU, também carnaval, material escolar….

Períodos com maior gasto com a família – um caso bem típico de começo de ano, para famílias que têm filhos em idade escolar, é ter que fazer as compras de materiais escolares, uniformes, pagamento de matrícula, entre outras coisas, normalmente gera aquele “desvio” do orçamento e acaba deixando o resto das despesas de lado. Isso não teria acontecido se ele tivesse seguido as dicas do nosso post “5 dicas para você ter mais dinheiro no final do mês.”

Cuidados com os CHEQUES:

Contas bancárias recém abertas – parece lenda, mas não é, elas tem um índice de inadimplência bem alto e isso ocorre pois geralmente esses “espertinhos” têm acesso a cadastros comerciais e com isso conseguem abertura de inúmeras contas correntes – Elas até são contas reais, mas na verdade são fantasmas.

Contas bancárias antigas – o perigo mora no golpe do cheque falso, que não se trata de inadimplência, mas crime de falsificação. Neste caso, quem teve seu cheque falsificado não tem culpa, o banco não culpa, e o prejuízo acaba ficando com o empresário. Tome muito cuidado com isso.

Por lei, você não e obrigado a aceitar cheques, mas certifique-se de informar o consumidor, de forma que o mesmo entenda, fixando cartazes de avisos com informações ao cliente, como: “Não aceitamos cheques de terceiros”, ou, “só aceitamos cheques mediante apresentação de CPF e RG e mediante consulta”.

Se puder, não faça financiamento através de crediário próprio:

Vender através de cartões de crédito ou de agentes financeiros é o jeito mais confiável para receber contas a prazo.

Se for fazer crediário próprio, use garantias pessoais:

AVAL – é uma garantia dada por uma pessoa física ou jurídica que se responsabiliza pelo pagamento da dívida, caso quem emprestou esse crédito não honre com o seu compromisso.

FIANÇA – É uma obrigação escrita. É um contrato por meio do qual o fiador garante o cumprimento da obrigação do devedor caso este não pague.

ou de Garantias reais:

HIPOTECA – O pagamento da dívida é garantido com um bem imóvel. A empresa só readquire a propriedade, após a quitação integral da dívida.

PENHOR – A empresa entrega um bem móvel à instituição financeira, como garantia de pagamento da dívida, mas também mantém sua propriedade. Caso a dívida não seja paga no prazo, a instituição financeira recebe a posse definitiva e a propriedade do bem penhorado.

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA – A empresa transfere a propriedade de um bem móvel a uma instituição financeira, mantendo apenas a sua posse, o que possibilita que a empresa continue utilizando o bem, mesmo estando alienado. A propriedade do bem só é devolvida para a empresa depois que a dívida for paga integralmente.

Mesmo assim, com todo esse cuidado ainda poderá ter problemas com consumidores inadimplentes, pois são situações muitas vezes não são previsíveis… resta então, tratar de minimizar os impactos com cuidados especiais quando da concessão do crédito.

Para uma concessão de crédito mais garantida, o ideal é ter um histórico de pagamento do seu cliente, pois assim com um histórico dele você sabe como ele se comporta e quanto você pode conceder para ele. Um modo de ter um histórico do seu cliente é utilizando de um Sistema de Gestão, como o GestorIdeal no qual mantem um histórico do seu cliente, as contas vencidas e as contas que estão vencendo, para que você tenha aquele controle ideal das suas finanças.

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