Conheça a curva ABC

Conheça a curva ABC

Existem várias ferramentas que podemos utilizar para fazer com que a nossa empresa sempre ande nos trilhos. A Curva ABC é uma delas e, se usada corretamente, pode nos ajudar na caminhada.

Conhecer realmente sua empresa irá fazer a diferença no sucesso da mesma, com base em dados e métricas que podem ser observados, estudados e melhorados afim de que gerem cada vez mais resultado positivo.

Afinal, o que é essa tal de curva ABC e como eu posso utilizá-la dentro da minha empresa?

A curva ABC pode ser utilizada para várias áreas da empresa, é necessário que haja possibilidade de agrupar itens, pessoas, elementos ou fatores. Alguns exemplos de aplicação podem ser:

  • Participação de cada produto nas vendas da empresa;
  • Classificação de estoque, para definição dos materiais que devem ser priorizados;
  • Analise dos melhores clientes que a empresa possui;
  • Definição e ajustes de processos e operações que a empresa realiza;

A curva ABC vem do Princípio de Pareto, também conhecido como regra do 80/20, a qual afirma que aproximadamente 80% dos resultados são oriundos de 20% das causas. Em outra palavras…

80% dos acidentes de trânsito são causados por 20% dos motoristas;

20% dos seus produtos representam 80% das vendas;

20% dos alunos têm as notas 80% mais altas.

Como podemos aplicar a curva ABC na gestão de estoque?

Uma das principais aplicações da curva ABC é na gestão de estoque, como vimos nos posts “Como não ter problemas com estoque” e “Como ter um controle de estoque ideal“, várias dicas sobre a gestão do seu estoque, inclusive falamos sobre a curva ABC e sua importância.

Quando conversamos sobre estoque, sempre surgem dúvidas de como trabalhar. Portanto, é comum que cometamos alguns pecados. Na esperança de fechar um grande negócio, o medo de perder aquela promoção ou desconto, entre outras situações, nos levam a deixar de lado a real necessidade da compra. Para isso, é importante olhar o planejamento estratégico da sua empresa. Sempre que atualizarmos nosso estoque, devemos olhar principalmente o nosso capital de giro e fluxo de caixa.

A aplicação é resumida em 3 grupos:

Classe A: É o produto de maior importância, valor ou quantidade dentro de seu estoque, ele corresponde a 20% do total, normalmente são itens do estoque com uma demanda de 65% em um período.

Classe B: Produto com importância, valor e quantidade intermediário. Esse produto corresponde a 30% de todos os produtos, normalmente são itens do estoque com uma demanda de 25% em um período.

Classe C: Produto com menor importância, valor e quantidade, este produto corresponde a 50% de todos os produtos, normalmente são itens que geram uma demanda de 10% em um período.

E a curva ABC na gestão de clientes?

Também podemos classificar a nossa clientela utilizando a curva ABC, como o estoque, porém com outras definições, vejamos agora como é feito esses grupos:

  • Classe A: São responsáveis por 80% do faturamento da empresa, são os seus clientes mais fortes, os que compram os produtos mais caros e com mais frequência;
  • Classe B: São responsáveis por 15% do faturamento, são os consumidores de médio impacto da sua empresa;
  • Classe C: São os consumidores mais fracos, compram menos e com menor frequência, eles representam 5% do seu faturamento.

Essas informações podem te ajudar na hora de realizar um atendimento, ou na definição de um funil de venda e como irá atuar sobre o mesmo. Sempre pensando na forma de como levar o cliente da Classe C para a Classe A e nunca abandoná-lo.

Como fazer o cálculo para ter a Curva ABC?

Para conseguir saber em qual classe o seu item ou cliente está, você deve fazer um cálculo que não é tão simples para ser feito no papel.

Sabendo disso, disponibilizamos para você uma planilha totalmente gratuita para conseguir identificar as classes de seus produtos. 

Para facilitar ainda mais sua vida, evitar de ter que ficar atualizando planilhas sempre que quiser ter uma nova informação, nós recomendamos que você utilize um Sistema de Gestão que contenha todas essas funcionalidades que fazem a diferença em sua gestão.

Com um sistema que integre o seu estoque e que o atualize em tempo real, você terá os dados e as métricas que são necessárias para tomada de decisão de maneira tão rápida que você se perguntará o porque utilizava caderno antigamente.

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