Contas a receber

Contas a receber

Para uma empresa se manter, ela precisa que entre dinheiro em seu caixa, em determinados momentos essa entrada não é no momento da venda, portanto a operação se transforma em uma Conta a receber, que consiste em todos os valores que a empresa tem a receber de seus clientes, referente às vendas realizadas ou serviços prestados.

Durante o dia a dia de um negócio as vendas vão acontecendo e nem sempre são realizadas à vista, há sempre um cliente pedindo prazo para o pagamento. Quando você opta por dar prazo para o seu cliente, você passa a ter um recebível, isso faz parte da rotina financeira de uma empresa e pode levar à falência caso não haja o devido controle. Uma Conta a receber nada mais é que o direito de você exigir aos subscritores dos títulos de crédito o pagamento da dívida documentada, ela é composta por letras de câmbio, títulos de crédito e promissórias a favor da empresa etc. Em outras palavras, é quando alguém passa a dever para você por ter comprado em sua empresa ou contratado seu serviço, é um benefício futuro que acreditará no titular da conta.

Os seus recebíveis estão ligados diretamente ao seu capital de giro, pois a operação de venda (saída da mercadoria ou realização do serviço) já aconteceu e você precisará honrar com suas despesas e custos, porém o dinheiro só entrará na sua conta após um período combinado. Dessa forma, se o período que você deu para seu cliente for maior que o período que você tem para pagar o seu fornecedor, você esta comprometendo o seu fluxo de caixa e logo precisará acessar um crédito de capital de giro para conseguir custear seu negócio e se continuar assim você entrará em um financeiro.

Quanto realizamos este tipo de operação, que normalmente são em cartão de débito, cartão de crédito, boleto, promissória, fiado/notinha, duplicata e cheque, nós temos um custo sobre isso, por exemplo a taxa da maquininha de cartão, a taxa do boleto e o próprio custo do dinheiro não estar com você (Sim isso é algo que temos que considerar!!).

Para um bom controle dos seus recebíveis é importante ter:

  • Data e o montante dos valores, dos descontos e os juros recebidos;
  • Lista dos clientes que pagam em dia;
  • Definição de um processo de cobrança e recebimentos dos valores em inadimplência;
  • Acompanhamento da regularidade dos pagamentos e os alimentar em seu fluxo de caixa;

Para se ter este controle das contas a receber corretamente não pode ser realizada em caderno e nem em ficha, deve-se usar uma planilha ou algo mais fácil e automatizada como um sistema de gestão que faz o controle de recebimentos e fluxo de caixa. O GestorIdeal traz para você isso, com automatização do seu fluxo de caixa, gerenciamento dos seus fiados e lembretes com cobranças automáticas para que seu cliente não esqueça de você.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.