fbpx

GestorIdeal

Emissor de nota Fiscal Eletrônica qual é o melhor?

Existem várias opções no mercado, para emitir a nota fiscal eletrônica alguns pagos e outros gratuitos, nesse post vamos te dar algumas dicas para escolher o que se encaixa melhor com seu modo.

Nesse post vamos te algumas dicas sobre:

  • O que são emissores de nota fiscal eletrônica?
  • Qual a função do emissor de nota fiscal eletrônica?
  • Como utilizar um emissor gratuito?
  • Porque é melhor ter um programa que junte sistema de gestão com emissão de notas?

Siga-nos nessa leitura.

O que são emissores de nota fiscal eletrônica

Nota Fiscal Eletrônica, também conhecido como NF-e, nada mais é que um documento que registra a sua formalização de venda, e facilita a cobrança de impostos. Ela substitui aquelas notas impressas e veio para ajudar tanto o governo quanto as empresas.

A Secretaria da Fazenda de São Paulo (SEFAZ SP) disponibilizava desde 2006 um emissor NF-e gratuito para os empresários, mas em 2016 o emissor foi suspenso e, a justificativa era que a maioria já utilizava um emissor próprio(pago) para fazer suas emissões.

Mesmo depois que o governo ter suspendido o emissor, o Sebrae assumiu a responsabilidade por oferecer o emissor gratuito para os empreendedores. Mas muitos empresários viram a chance de migrar para um emissor de nota próprio, seja pela incerteza de que até quando esses emissores se manterão ou pelos benefícios de ter uma sistema de gestão integrado

Quais são os emissores gratuitos?

Cada Sefaz faz parecerias para ter um emissor gratuito e assim democratizar e tornar acessível a emissão da nota, por exemplo a SEFAZ do Paraná oferece parceria com duas entidades para a realização da emissão.

Que você pode encontrar facilmente fazendo uma pesquisa na internet e consultando a SEFAZ do seu estado. Mas sem duvidas uma plataforma completa e integrada e a melhor opção para você, como o GestorIdeal:

  • Facilidade de emissão de notas.
  • Agiliza seus documentos com seu contador.
  • Melhora sua gestão de estoque.
  • Melhora a rotina da empresa.
  • Melhor entendimento do seu fluxo de vendas e contas a receber.

Vale a pena investir em um emissor de nota fiscal eletrônica com sistema integrado?

Como falamos mais acima vimos que ainda existe uma opção de emissão gratuita, o que não é o mais indicado, visto que ele pode ser descontinuado a qualquer momento. Investir em um sistema que integra tudo é muito mais pratico do que só ter apenas um emissor de nota fiscal, como já falamos em O que é ERP, e porque meu negócio precisa dele?.

Com um sistema de emissão de nota fiscal eletrônica integrado ao sistema de gestão você tem muito mais praticidade, pois seus processos começam a se tornar automatizados, simplificando sua gestão, como o cadastro de produtos, registro de pagamentos e recebimento, tendo um melhor fluxo de caixa. Faz você focar no que realmente importa: crescimento do seu negocio.

Atualmente os sistemas de gestão mais modernos estão sendo distribuídos nas nuvens(online) , assim traz maior autonomia e segurança para você com os dados da sua empresa.

Isso permite que você administre a empresa sem bater cabeça desenvolvendo programas próprios e sem adquirir dispositivos com alta capacidade de armazenamento e processamento.

GestorIdeal integrado com notas ficais eletrônicas

O GestorIdeal é uma plataforma de gestão que faz a conexão de varias áreas da sua empresa como seu controle financeiro, comercial, estoque, fiscal e cobrança no mesmo sistema além do suporte grátis. Com o emissor integrado fazendo dele a melhor alternativa para você ao invés do gratuito.

Com o controle de emissão online do GestorIdeal você economiza muito tempo, pois como tudo esta integrado quando você realiza uma venda, os dados já estão cadastrados e seu produto sai do estoque e já atualiza seu financeiro, refletindo diretamente no seu fluxo de caixa, histórico de vendas e suas contas a receber. Isso é ótimo, principalmente se você sempre vende para um cliente, pois não precisa ficar cadastrando os dados dele todas as vezes que for emitir uma nota para esse cliente.

Seu histórico de pedidos, clientes e até impostos recolhidos sobre as notas são usados para facilitar a emissão e economizar tempo, agilizando todos os processos.
Para que isso seja possível, o cadastro de clientes e de produtos se integra totalmente ao processo de emissão de nota fiscal.
Com o cadastro de vendas você pode criar seus lançamentos financeiros e contas a receber. Isso ajuda tanto o microempreendedor que faz a emissão de três a quatro notas por semana ou para o médio que faz varias.

Outra vantagem do GestorIdeal está no fato de que as notas emitidas ficam armazenadas e podem ser consultadas em poucos cliques, tanto o  arquivo XML quanto o PDF do DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica). Nosso processo de automatização funcionará da seguinte forma: Assim que confirmar um pedido ele automaticamente da baixa no seu estoque, e faz você ter uma data prevista de recebimento através do seu fluxo de caixa.

Certificado digital na emissão de nota fiscal eletrônica

O Certificado digital é um arquivo ou dispositivo que te certifica na internet, esta certificação tem validade jurídica, ele utiliza chaves criptográficas para realizar assinaturas digitais e codificar dados.

Somente com ele você conseguirá fazer a emissão da sua nota fiscal. O certificado é obtido na forma de um arquivo que fica armazenado no computador (certificado A1), ou através de um hardware (certificado A3) que pode ser um cartão inteligente ou token.

Com ele você prova que aquela empresa emitiu o documento. Tem instituições que são autorizadas a fornecer esses certificados e são chamadas de “Autoridades Certificadoras” (ACs), e deve estar regularizadas pela Infraestrutura de chaves Publicas Brasileira (ICP-Brasil)

Como funciona a nota fiscal eletrônica

Caso você ainda tenha duvidas sobre como as notas fiscais funcionam, vamos te dar uma resumida sobre tudo o que falamos.

O sistema de notas fiscais eletrônicas traz uma modernização e simplificação do sistema antigo. Antigamente o sistema era feito através do papel, onde você tinha que solicitar a autorização para impressão e depois ir na gráfica, junto da autorização, pedir para imprimir e na venda era preenchido a nota em três vias – uma para o cliente, uma para você e uma para o contador. Hoje em dia com NF-e não é mais permitido a nota (exceto MEI) em papel, a NF-e passou a ser um arquivo que é enviado e validado pela receita estadual, tudo isso acontece em milésimos de segundo quando clicamos em emitir nota no emissor. Após isso é gerado o DANFE e o XML, onde o DANFE, em formado resumido, é a nota em versão impressa e o XML que é a nota em versão arquivo digital.

Para que isso seja possível, eles utilizam o certificado digital que comprova todo o processo, validando que foi realmente sua empresa que fez a emissão da nota fiscal. Com isso, o Ministério da Fazenda visa substituir gradativamente a emissão de notas fiscais em papel. Assim simplifica a vida de todos os contribuintes que, poderão acompanhar em tempo real todas as operações comerciais registradas pela Receita Federal.

Vantagens da NF-e

Aderir a esse tipo de sistema traz benefícios para todos. Para as empresas, as vantagens óbvias são redução nos custos de impressão, no custo de armazenamento dos documentos fiscais e maior agilidade para os processos. A agilidade nos processos fiscais da empresa é onde foi o real avanço, pode-se ser claramente observado em comparativo com antigamente. O pessoal que viveu a época das autorizações de impressão que o diga.

Com o Fisco melhora seus processos de controle fiscal já que fica muito mais fácil o intercâmbio e compartilhamento das informações entre a secretaria da fazenda e a receita federal e, também ajuda bastante na diminuição de sonegação de impostos.

Conclusão

Como falamos, existem varias vantagem em ter um emissor de nota fiscal eletrônica integrado com seu sistema de gestão.

E um sistema como o GestorIdeal é o que você procura, se quer agilidade e maior comodidade e segurança tudo em um só sistema com vários fluxos de processos desde a emissão de nota fiscal, relatórios de fluxo de caixa atualização de estoque. Fora que seu contador terá menos trabalho e poderá se dedicar e atender melhor sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top