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Gestão de Qualidade em pequenos negócios

A qualidade em nossos produtos, serviços e nos nossos processos é algo que faz a diferença na conquista e no retorno do cliente. Partindo desse fato, nessa postagem abordaremos o tema afim de lhe ajudar à gerir da melhor forma seu pequeno negócio.

Tendo em vista a garantia da completa satisfação das necessidades e expectativas de seu cliente, a gestão da qualidade vem no sentido de coordenar e possibilitar a melhoria dos processos e produtos da empresa.

Com uma coordenação dos processos e produtos de qualidade elevada, sua empresa avançará sob o mercado, sobressaindo-se às demais, caso seus concorrentes não estiverem atentados à isso. Uma gestão eficaz e de qualidade pode salvar seu empreendimento da falência, como já citamos na postagem “6 dicas para você evitar a falência de seu negócio”.

Por que adotar gestão de qualidade?

Existe uma relação entre o preço que você coloca em seu produto e a qualidade do mesmo, pois se o valor do produto é mais elevado, automaticamente o cliente já adquire a ideia de que o produto tem maior qualidade. Caso o produto tenha um preço mais baixo, o cliente tende a esperar menos qualidade, sendo aquela máxima “Isso não é muito bom, mas pelo o que eu paguei está ok.”

Essa percepção de valor do nosso produto não é somente preço, é o quanto vale para o cliente, pois há vários produtos que possuem um preço mais reduzido, porém com alta entrega de valor. A valência do produto está diretamente ligada ao benefício que o mesmo traz ao seu cliente.

Adotar qualidade em seu negócio, diferente do que muitos pensam, não significa que você irá certificar-se em alguma certificadora de qualidade, como por exemplo a ISO, mas sim que passará a adotar processos, métricas e demais ações que visam sempre a melhoria.

O que é a ISO?

A sigla ISO vem de International Organization for Standardization (Organização Internacional de Padronização), organização voltada à promover e normalizar os produtos e serviços, visando que a qualidade sempre esteja crescendo. Seu objetivo é fornecer um conjunto de requisitos que garantem confiança na empresa e que seus produtos atendem às necessidades e expectativas de seus consumidores, e também, que estejam dentro da lei e regulamentos.

Para uma empresa receber a certificação ISO não é simples, pois ela deve passar por diversas fases que garantem que a implantação foi feita corretamente e que irão seguir à risca as normas. A certificação pode ser retirada por qualquer empresa, desde que adeque-se às regras.

Mas para eu fazer a gestão de qualidade na minha empresa sem ter que tirar uma certificação, como eu faço?

Quando queremos melhorar a qualidade em nosso negócio, devemos começar por um planejamento bem trabalhado, que deverá ser cumprido a risca.

Adotar medidas para melhorar a qualidade inicia-se na mudança de cultura da empresa, pois todos seus funcionários, parceiros e sócios devem estar envolvidos e almejar a mesma evolução, caso contrário, todo avanço alcançado será perdido.

Quando vamos falar em planejamento e gestão é sempre bom ter em mente a sua visão e missão (Caso ainda não tenha leia esta postagem: Como fazer a missão, visão e o valores da minha empresa?), pois são estas frases que definem o seu futuro e seu propósito, como já falamos na postagem 5 passos para ter um planejamento perfeito.

Quando falamos em planejamento e gestão, é bom ter em mente a sua visão e missão (caso ainda não tenha, leia essa postagem: Como fazer a missão, visão e o valores da minha empresa? ), pois são essas as frases que definem seu futuro e seu propósito, como já citado na postagem  5 passos para ter um planejamento perfeito.

O primeiro passo é levantar cada processo dentro da empresa e definir 

  • 1. Entradas e saídas;
  • 2. Componentes (ou partes) que interagem organizadamente;
  • 3. Princípios básicos de funcionamento;
  • 4. Objetivos;
  • 5. Realimentação.

Onde as entradas são os valores, estratégias e políticas da empresa de qualidade, enfim, são informações, estudos e análises do seu cliente.

As saídas são os produtos/serviços que estão dentro das exigências e que satisfaçam os clientes.

Os componentes inclui a produção, laboratórios e demais áreas da empresa que afetam na qualidade.

Os princípios são os procedimentos e politicas da empresa em relação à qualidade, assim se não tiver um manual de qualidade, faça um. 

Os objetivos são os produtos/serviços com a qualidade melhorada.

Após isso devemos adotar o PDCA para poder fazer um acompanhamento do processo de qualidade e realizar a realimentação do processo a cima. Para conhecer melhor sobre o PDCA temos uma postagem totalmente voltada a este método, Como melhorar a qualidade dos processos da sua empresa. Com a utilização do PDCA em todo processo que tem em sua empresa a qualidade já irá começar a melhorar, mas isso ainda não é tudo.

Como vimos nesta postagem, manter a qualidade de nosso serviços/produtos não é algo fácil e que simplesmente se faz comprando dos melhores fornecedores os insumos mais caros, a qualidade vai além disso… vai da possibilidade medir, analisar, estudar e colocar em prática todos os processos de seu negócio. Por isso ter uma visão geral da empresa é essencial e para isso a utilização de um sistema de gestão é extremamente importante para facilitar e aumentar a eficiência de sua gestão

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