fbpx

GestorIdeal

Meios de pagamento: Dinheiro

Conhecido como pagamento em espécie, o meio de pagamento em dinheiro é muito utilizado para realizar o pagamento do salário de funcionários. Refere-se a todo valor pago em espécie, independente da quantia e local. Quase sempre está associado a pagamentos à vista, para algumas empresas de pequeno porte, é o único meio de recebimento. Quando o valor é pago em dinheiro, vale ressaltar:

A importância de um recibo de pagamento

Peça ao recebedor para emitir um recibo, cupom fiscal ou nota fiscal, de acordo com sua necessidade, evitando assim cobranças desnecessárias e ajudando a controlar seu fluxo de caixa e estoque.

Segurança

Atente-se quanto ao ambiente em que esse pagamento será efetuado, priorize por um local seguro, todo cuidado é pouco. Tome os devidos cuidados ao circular com valor em espécie, ao sacar ou sair com o valor vá direto ao objetivo, evite desvios de caminho desnecessários.

Precaução

Realize a conferência junto ao recebedor. Como o valor é pago em mãos, é importante conferir no ato do pagamento, evitando assim, possíveis cobranças indevidas.

Muitas empresas já adotaram o pagamento por meio de cartão de débito, cartão de crédito ou transferências/depósitos bancários, visando a segurança, facilidade e agilidade, tanto do pagador quanto do recebedor, porém, de acordo com uma pesquisa realizada pela Locomotiva em outubro de 2019, 71% dos brasileiros preferem efetuar o pagamento em dinheiro. A explicação da preferência dos mesmos é que, com dinheiro vivo, é mais fácil administrar o mês e utilizam como tática para pedir descontos em produtos comprados por fornecedores, visto que é modalidade de pagamento à vista e livre de taxas e juros.
A pesquisa aponta também que o dinheiro em espécie faz parte do cotidiano dos brasileiros, onde 47 milhões de pessoas acima de 18 anos de idade recebem seus rendimentos principalmente em moeda corrente, isso é, as empresas os pagam em dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top