O que é ERP? Por que meu negócio precisa dele?
Business People Meeting Design Ideas Concept. business planning

O que é ERP? Por que meu negócio precisa dele?

Qual a situação do controle interno em sua empresa? Os registros estão em dia? O Excel, caderno. estão te auxiliando ou atrapalhando? Toda empresa precisa de um Sistema integrado de Gestão Empresarial, também chamado de ERP. Mas, o que é um ERP? Por que ele é mais indicado do que o Excel e o caderno?

O tempo é algo muito caro para as empresas, é aquela famosa frase, “tempo é dinheiro”. O trabalho manual tem uma grande demanda, fazendo com que o precioso tempo não seja investido em atividades realmente lucrativas.

Para ter um melhor aproveitamento do seu tempo e de todos os dados que são gerados na empresa, um planejamento eficaz e conseguir trabalhar sem sobrecarga, diminuindo a preocupação, é indispensável a utilização de um ERP, Sistema integrado de Gestão Empresarial. A sigla significa Enterprise Resource Planning, traduzindo é “Planejamento dos Recursos da Empresa”. ERP é um sistema que auxilia na gestão do seu negócio.

A sigla ERP também é muito utilizada quando especialistas tratam de soluções tecnológicas para a gestão empresarial. Um Sistema integrado de gestão empresarial pode nos ajudar em projetos, a gerenciar estoque e controlar questões financeiras, por exemplo. Um ERP torna a administração de todos os departamentos da empresa mais simples, e, através disso, permite que obtenhamos dados precisos sobre cada um. Tudo em um único software.

O ERP integra, por exemplo, o faturamento diário, as compras e fluxo de caixa (saiba a importância do fluxo de caixa bem controlado aqui), o estoque, as contas a receber, além das ações administrativas e operacionais da empresa. Muitos programas permitem a administração do próprio corpo de funcionários da organização.

ERP, um braço direito

Sem dúvidas, uma das maiores vantagens, está em guardar suas informações nas nuvens. Caso precise acessar o registro de vendas, por exemplo, ou verificar seu estoque, não precisa acessar seu computador, podendo acompanhar o gerenciamento de sua empresa de qualquer lugar, em outros dispositivos com acesso à internet.

Utilizando planilhas do Excel, perderemos tempo tanto montando toda a esquematização, quanto pesquisando informações que precisemos eventualmente. Não teremos dados organizados e estaremos a mercê da falta de segurança, pois pode ocorrer algum problema em nosso computador e perdermos todas nossas informações salvas nele.

Um ERP é importante não só para a empresa, mas também para a imagem do negócio perante os clientes e os próprios funcionários.

Sobre a utilização

Em uma pesquisa realizada sobre o uso do ERP, descobriu-se que apenas 27,6% das funcionalidades dos softwares são utilizadas pelas empresas, assim, pudemos analisar duas coisas: as empresas usam o sistema mesmo necessitando de poucas funções, porque veem nele benefícios e que parte delas não explora suficientemente o sistema para lucrar mais com ele. Isso é muito comum no Brasil, onde os sistemas integrados são usados de forma básica, seja por desconhecimento ou resistência de inovar.

Empresas pequenas passaram a necessitar cada vez mais de uma organização detalhada, isso porque o governo brasileiro apertou o cerco na questão fiscal e organizacional. Mesmo com o Simples Nacional, não se garante mais simplicidade para os pequenos empresários declararem seu fisco. Cada vez mais o Excel e o papel com caneta insuficientes nas organizações. Por conta disso, os sistemas de gestão passaram a ser desejados pelas milhões de empresas que encontraram-se nessa situação.

GestorIdeal

O GestorIdeal tem a vantagem de ser totalmente online, dispensando qualquer tipo de instalação. Ele é compatível com todos os navegadores e sistemas operacionais. A simplicidade está também ligada à flexibilidade do uso, já que pode ser acessado de celulares e tablets e outros dispositivos com acesso à internet. Quando uma empresa contrata o serviço, poderá começar a utilizá-lo na mesma hora, o que difere dos sistemas integrados de gestão empresarial tradicionais usados pelas grandes empresas, que a implantação pode demorar vários dias.

A empresa acompanha a iniciação do sistema caso seja necessário. Outro motivo que tem agradado os empresários, é o preço acessível do GestorIdeal. Ele mantém a infraestrutura de servidores e de sistema, para que o cliente não tenha surpresas.

Trabalhando com um modelo de gestão real, que baseia-se nos verdadeiros empresários e não em teorias, o GestorIdeal cai como uma luva para o pequeno empresário, sendo le direto.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.