Protestar ou negativar, qual a melhor opção?

Protestar ou negativar, qual a melhor opção?

Todo e qualquer ramo empresarial está sujeito a enfrentar a inadimplência, por isso, devemos adotar medidas de redução e contenção das mesmas. Uma empresa que não estabelece prazo para seus clientes acaba por não atender todo seu público.

Como já abordado anteriormente aqui no blog na postagem “Como evitar a inadimplência“, onde apresentamos meios de reduzir o valor que seus clientes estão devendo a você, a venda a prazo é algo que deve ser realizada com cautela pois pode acabar interferindo negativamente em seu fluxo de caixa e levar a falta de estoque, chegando a um ponto crítico em seu negócio.

É comum que encontremos empresas que o empresário vende em larga escala, mas reclama que não vê dinheiro entrando e, ao observar o estoque do mesmo, nota-se que está baixo, pois bem, para onde está indo todo o dinheiro destas vendas? Tendo acesso à relação de “notinhas“, logo encontramos onde está o problema. Vários clientes com valores em aberto e muitos atrasados. Essa história se repete em várias empresas pequenas, principalmente aquelas que vendem para pessoas próximas.

Para conseguirmos reaver os valores que estão em aberto temos algumas alternativas, sendo a primeira delas a cobrança amigável, como salientamos na postagem “Como cobrar um cliente sem perdê-lo“. Mas e se mesmo com a cobrança amigável o cliente não acertar o valor em aberto? Temos as opções de protestar ou de negativar a pessoa, mas qual é a diferença? Qual usar em cada caso?

Para podermos definir qual é o melhor, devemos conhecer cada opção:

Protesto

O protesto de título é o ato formal de provar a inadimplência e também o descumprimento de uma obrigação gerada em um documento de dívida, ou seja, podemos protestar qualquer documento de crédito, como documentos, títulos e contratos, sendo eles:

  • cheques;
  • letra de câmbio;
  • letra de crédito;
  • duplicatas;
  • promissórias;
  • cédulas de crédito;
  • notas de crédito;
  • cotas condominiais;
  • sentenças judiciais;
  • certidão de Dívida Ativa;
  • confissão de dívida.

No protesto não temos tempo ou valor mínimo para que o documento seja submetido, porém é necessário analisar caso a caso na hora de realizar o protesto da dívida. Após submeter para o cartório, o mesmo fará a verificação para levantar se o título está correto e se não há irregularidades, após isso, será enviado uma intimação para a pessoa, onde ela terá 3 dias úteis para realizar o pagamento, caso o pagamento não seja feito o cartório irá protestar a pessoa. Quando isso acontece, é assumido a dívida e ela, diferente da inativação, não tem validade e poderá ser cobrado de forma vitalícia.

Outra caraterística do protesto é que o custo fica a cargo do cliente.

Negativar

A negativação é outra forma que temos de “forçar” o pagamento de uma dívida, nada mais é que incluir o nome do cliente em um cadastro de uma empresa de proteção de crédito, como a SPC ou a SERASA, assim você está informando a outras pessoas que essa pessoa tem uma dívida com você. Para realizar esse procedimento, basta ter o seu cadastro em uma das empresas. Para poder ter esse cadastro, é recomendado que busque a associação comercial de sua cidade, pois certamente possuem parceria com uma das empresas de proteção de crédito para que você possa consultar, incluir ou excluir do cadastro.

Diferente do protesto o custo de negativar alguém é 100% da empresa e a dívida perderá o seu direito de ser cobrada com 5 anos de existência (perder o direito de cobrar não significa que ela deixará de existir).

Analise os casos separadamente

Não há uma única medida viável. É necessário verificar e analisar caso a caso, pois, mesmo que o protesto tenha várias vantagens ele é mais burocrático e também gera mais custo e dor de cabeça para ambas as partes. O custo do protesto pode fazer com que a pessoa tenha ainda mais dificuldade em pagar a dívida, já que o custo minimo é por volta de R$ 70,00. Isso pode fazer com que você afaste o cliente até mesmo de voltar a realizar compras a vista em sua empresa.

A forma mais fácil e segura de controlar fiados e recebimentos em geral, é através de uma plataforma que proporcione a você notas promissórias automáticas, baseadas em informações que você inseriu anteriormente, bloqueando a venda caso o limite do cliente estabelecido por você tenha sido atingido, emitindo boletos e demais funcionalidades que auxiliarão no controle e gerenciamento interno do seu negócio.

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